sexta-feira, 31 de maio de 2013

Ator maranhense busca espaço nas artes nos Estados Unidos


 
O ator Al Danuzio, que começou sua carreira no Maranhão, mora desde 2008 nos Estados Unidos e já participou de novelas e curtas-metragens produzidos.
 
Ricardo Alvarenga
Da equipe de O Estado
 
Quase todos os atores nacionais sonham um dia fazer sucesso também fora do país. O maranhense Alberto Danuzio, conhecido profissionalmente como Al Danuzio, é um deles. Ele é natural de São Luís e mora nos Estados Unidos desde fevereiro de 2008.
O ator, de 24 anos, começou seu envolvimento com o teatro na escola, aos 9 anos. Em 1999, encenou sua primeira peça, na categoria teatro estudantil. Depois disso, a afeição pelo teatro foi tão grande que Al Danuzio não parou mais de atuar.
Aos 18 anos, Danuzio cursou licenciatura em Teatro na Universidade Federal do Maranhão, ao mesmo tempo em que já ensinava teatro no Colégio Marista. Também na sua história ele traz a experiência com a Cia Mambembe, com a qual fez turnê pelo Brasil com espetáculos como Os saltimbancos e A Dama e o Vagabundo. Mas o grande sonho do jovem era mesmo atuar no cinema e na televisão.
“Quando minha mãe casou com o seu atual marido, que é um americano, eu decidi largar tudo, trabalho, faculdade, namorada, e mudar de vez com ela para os Estados Unidos”, contou Al Danuzio.
Ao chegar aos Estados Unidos, em 2008, ele e a família foram morar em Miami. O jovem não sabia falar inglês e logo quis aprender, mas se deparou com o fato de que boa parte da população da cidade falava também espanhol. “Em Miami, 70% da população fala espanhol. Então, acabei aprendendo esse idioma primeiro, o que tomou bastante tempo, pois é um pouco difícil falar sem o sotaque. Isso inclusive dificultou os meus primeiros trabalhos como ator fora do Brasil”, explicou.
A atuação de Danuzio em terra estrangeira começou em uma escola de atores para a televisão. Lá, ele participou de um reality show chamado Talento Brasil, na época patrocinado pela Globo Internacional. Com a sua atuação em alguns trabalhos, o ator começou a perceber certo preconceito com os latinos, por causa do sotaque, mas isso não o desanimou. “A minha história foi feita com muita persistência. Eu ia a eventos, aulas, testes. Buscava agentes. Enfim, lutei muito”, relembrou.

Trajetória - O primeiro diretor de Al Danuzio, ainda no Maranhão, foi Josué Costa. Depois, ele trabalhou com Jorge Milton. “Nos Estados Unidos, adorei trabalhar com o Andre Mathias, grande diretor de cinema, detalhista e super criativo. Ele conversa contigo e sabe conduzir bem a cena”, afirmou.
A primeira experiência dele no cinema foi com o diretor carioca Edson Erdnam. “Lembrei dele dizendo: ‘Presta atenção nisso. Você nunca vai esquecer! A câmera é como uma lanterna num quarto escuro. Não importa o que você está fazendo ou lendo. Se a luz da lanterna não vê, ninguém vê!”, relembra. Ele trabalhou ainda com Sabas Malaver, Yoshvani Medina e Hector Zabaleta.
Entre os trabalhos já realizados por ele estão três novelas para a Telemundo-NBC (La Casa de al Lado, El Rostro de la Venganza e Corazón Valiente) e cerca de 20 curtas, com destaque para Algo Pendente, do diretor paulista Andre Mathias, The Laundry, Clowns of America, Brenda, How to kill my Girlfriend e Loyalty II. Atualmente, ele mora em Nova York, onde trabalha e estuda na New York Film Academy.
Sobre os planos para o Maranhão, o ator revelou que está trabalhando com o diretor paulista André Mathias, que já teve trabalhos exibidos no Festival Brasileiro de Cinema em Los Angeles. No projeto, está a gravação de curta aqui em São Luís, que tem roteiro de Al Danuzio. Até então, o título da ficção, baseada em fatos reais, é Assalto aos Sonhos. O roteiro traz um drama com toques de comédia, retratando a história de um turista e um ladrão de rua, que após uma perseguição descobrem que não só se conhecem como se parecem até demais. O projeto está em fase de captação de recursos, com previsão para ser gravado em outubro deste ano.

Nenhum comentário: