O ministro do Turismo, Gastão Vieira, recebe hoje, no Palácio dos Leões, em São Luís, os ministros dos países que atualmente compõem o Mercosul. O objetivo é discutir estratégias para aumentar o fluxo de visitantes entre as nações, definir roteiros integrados e ampliar a promoção turística compartilhada dos destinos sul-americanos.
Confirmaram presença representantes de todos os integrantes do bloco no momento: além do Brasil, Argentina, Uruguai e Venezuela. O encontro faz parte da 12ª Reunião de Ministros de Estado do Turismo do Mercado Comum do Sul (RMTur). Na pauta, estão temas como a utilização de recursos do Fundo para a Convergência Estrutural e Fortalecimento Institucional do Mercosul (Focem) para o setor turístico, o planejamento da promoção turística no Japão e projetos de qualificação profissional.
O evento será aberto às 9h pelo ministro do Turismo Gastão Vieira, com a presença da governadora Roseana Sarney. Após a assinatura de um documento oficial pelos ministros, haverá coletiva de imprensa com Gastão Vieira.
À tarde, as autoridades participam de um city tour pelos principais atrativos turísticos da Ilha. Estão previstas visitas à Fábrica Santa Amélia, reformada com recursos do Ministério do Turismo, e ao Museu da Língua Portuguesa. As atividades do dia serão encerradas com um jantar de confraternização, oferecido pela anfitriã Roseana Sarney. Amanhã, o ministro Gastão Vieira levará os convidados para um sobrevoo pelos Lençóis Maranhenses.
A escolha da capital maranhense foi feita em homenagem aos 400 anos da cidade, comemorados neste ano. “São Luís reúne belezas naturais, históricas e culturais. Ao receber um evento tão importante para o Brasil e a América do Sul, a cidade demonstra ter capacidade para desenvolver o seu produto turístico”, comentou Gastão Vieira.
Atualmente, dos 5,4 milhões dos turistas internacionais que visitam o Brasil, quase metade vem da América do Sul (2,6 milhões). Desses, 1,6 milhão são da Argentina. Os dados são do Estudo da Demanda Internacional no Brasil, encomendado pelo Ministério do Turismo à Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).
Reunião especializada - A reunião dos ministros foi precedida, ontem, às 9h, por um fórum de trabalho governamental, a Reunião Especializada em Turismo (RET), que aconteceu no Hotel Luzeiros. Os técnicos deram as boas-vindas ao mais recente integrante do bloco – a Venezuela – e discutiram assuntos estratégicos, como o Fundo de Promoção Turística do Mercosul em cada país, o trânsito nas fronteiras e a participação do bloco em feiras internacionais de turismo.
Criada em 1992, a Reunião Especializada em Turismo (RET) deixou de acontecer em 2001 e 2002, mas foi reativada por iniciativa brasileira a partir de 2003, com a criação do Ministério do Turismo. No encontro, são debatidas ações comuns para promover o Mercosul como destino turístico internacional. Elas são avaliadas na Reunião de Ministros de Estado do Turismo do Mercosul, foro criado para integrar e dar legitimidade às decisões do bloco na área turística.
Técnicos discutem promoção
Técnicos em Turismo do Brasil, Argentina, Uruguai e Venezula discutiram ontem propostas de promoção conjunta dos países do Mercosul nos destinos mais afastados da América do Sul, no primeiro dia da 55ª Reunião Especializada de Turismo (RET) do Mercosul. Na pauta, entraram itens como a realização de cursos de capacitação para agentes de viagens e a participação em feiras internacionais em Hong Kong, Coreia, Índia, China, Turquia, Qatar e Abu Dhabi. O mais novo membro do bloco, a Venezuela, firmou compromisso de dar apoio às ações.
Para o coordenador-geral de Relações Multilaterais do Ministério do Turismo brasileiro, Paulo André, o planejamento é fundamental para otimizar a aplicação dos recursos. “A integração de estratégias e esforços para promover o Mercosul como destino estruturado, pronto para receber públicos de diferentes perfis, é fundamental para ampliarmos os ganhos com o turismo no nosso Bloco”, destacou.
Mariano Vila, coordenador de Mercados Distantes da Improtur, na Argentina, apresentou o calendário das principais feiras internacionais nos mercados distantes. Na lista, entraram Feira Satte, em Nova Délhi e Mumbai, na Índia; a EMITT, em Istambul, na Turquia; a South America Road Show e a ITE, na China.
Nenhum comentário:
Postar um comentário