sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Niemeyer deixa uma de suas obras em São Luís


Foto: Flicker Turismo São Luís

Conjunto Praça e Memorial Maria Aragão foi a primeira obra pública do famoso arquiteto em capital do Norte e Nordeste

Jock Dean
Da equipe de O Estado
 
Falecido aos 104 anos na noite de quarta-feira (5), no Rio de Janeiro, o arquiteto Oscar Niemeyer deixou para os ludovicenses uma lembrança constante do seu trabalho. O projeto da Praça e Memorial Maria Aragão, no centro de São Luís, foi elaborado pelo carioca em homenagem à sua amiga. A praça, inaugurada no dia 24 de junho de 2004, foi o primeiro projeto de uma obra pública do arquiteto em uma capital do Norte/Nordeste do país.
Oscar Niemeyer e Maria Aragão eram amigos pessoais. Ativista do Partido Comunista Brasileiro (PCB), do qual ele foi militante durante muitos anos, a médica é reconhecida na política maranhense pelas lutas contra o regime militar na década de 1960. Ela iniciou sua carreira como pediatra, no Rio de Janeiro, cidade natal de Niemeyer, onde se formou, mas fez carreira como ginecologista em São Luís.
Em 1998, a pedido do então prefeito de São Luís, Jackson Lago, Niemeyer idealizou o projeto da Praça e Memorial Maria Aragão, que foi inaugurado anos mais tarde já na gestão de Tadeu Palácio, em 2004. O projeto é dotado de estruturas com grandes balanços e curvas monumentais, desenvolvidas com lajes duplas nervuradas, nas quais foram utilizados materiais de alta tecnologia.
A primeira cidade do Nordeste a receber um trabalho de Niemeyer foi Fortaleza (CE) onde, em 1942, foram entregues as obras de uma residência e em 1984 foi inaugurada a sede da TV Manchete Fortaleza.

 
O projeto de Niemeyer em São Luis oferece à população - além do Memorial, que abriga um acervo com fotos e objetos pessoais da homenageada - um espaço para manifestações populares e artísticas, com palco e camarins. O espaço conta ainda com lanchonetes, sanitários, auditório e jardins. As características mais marcantes do local estão nas cores brancas, no traço curvo, e na simplicidade. É uma construção econômica que utiliza muito concreto. Todas estas marcas típicas do trabalho do arquiteto.

A praça também oferece um amplo espaço que serve como palco de várias manifestações culturais. No mês de junho, o local recebe o arraial oficial da Prefeitura de São Luís, onde milhares de pessoas assistem a centenas de apresentações de grupos folclóricos. Durante cinco anos, a praça abrigou a Feira do Livro de Luís. O logradouro também foi um dos palcos das comemorações pelo aniversário da cidade, já tendo recebido shows como o da cantora Daniela Mercury, em 2008, e Rita Ribeiro, em 2011. Em 2010, a cantora Alcione gravou o DVD Acesa em um show realizado na praça, que já recebeu também duas apresentações da Orquestra Sinfônica Brasileira, em 2006 e 2008.

Nenhum comentário: