sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Superintendência da Codevasf será inaugurada 2ª-feira no Maranhão

Solenidade da inauguração da companhia de desenvolvimento terá presença do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra.
A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) inaugurará sua 8ª Superintendência Regional em São Luís (MA) no dia 24, às 11h, com a presença do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho; da governadora do estado do Maranhão, Roseana Sarney; do presidente da Codevasf, Elmo Vaz, e diretores da empresa. Na ocasião, também haverá a posse do superintendente João Batista Martins. O evento será realizado no Palácio Henrique de La Rocque, no Calhau.
De acordo com Elmo Vaz, "a exemplo do que a Codevasf fez com os estados de Pernambuco, Bahia, e Piauí, a criação da Superintendência vai ajudar o estado do Maranhão a desenvolver suas potencialidades regionais, incentivando a agricultura irrigada e a piscicultura, e contribuir para a melhoria dos indicadores sociais com a implementação de programas de governo, como o Água para Todos, além de ações de saneamento".
Inicialmente, a Codevasf ocupará um prédio provisório também no bairro Calhau. O edifício definitivo, que fica no centro, foi cedido pelo Ibama e passa por obras de adequação das instalações. A nova superintendência deve impulsionar as ações nos 149 municípios do Maranhão que fazem parte das bacias Itapecuru, Mearim e parte maranhense do rio da Bacia do Parnaíba.
"A Codevasf representa um novo instrumento institucional para a promoção do desenvolvimento territorial do Maranhão. Acredito que a empresa vai funcionar como um catalisador de oportunidades, por meio da implantação da infraestrutura necessária para alavancar a produção rural e alcançar resultados significativos no combate à pobreza extrema em nosso estado", disse João Martins.
O limite do quadro de pessoal da Codevasf foi alterado para 1.709, o que resultou em um aumento de 30 vagas destinadas à implantação da 8ª Superintendência. A equipe deverá ser composta inicialmente por 23 profissionais de forma a atender a: Superintendência, Gabinete e Assessorias; Gerência Técnica e Gerência de Administração e Planejamento.

Ações - Na área de esgotamento sanitário, são R$ 99,3 milhões - recursos do PAC -, que a Codevasf está aplicando para beneficiar 75.366 maranhenses que habitam zonas urbanas de municípios com população de até 50 mil habitantes, uma ação que promove a melhoria das condições sanitárias locais, a conservação dos recursos naturais e a eliminação de focos de poluição, entre outros benefícios.
Nesse primeiro momento, as ações referem-se à Bacia do Parnaíba.

Nenhum comentário: