sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Prefeitura descaracteriza bancos de calçada na Beira-Mar

Por causa da situação, Iphan notificou Município, que pode pagar multa e deve recuperar patas de leão que foram cobertas.
A Prefeitura de São Luís foi notificada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) por descaracterizar os bancos do Cais da Sagração, na Avenida Beira-Mar, ao reformar a calçada que cerca o monumento. Com a restauração da calçada, o nível do piso foi elevado e a muralha perdeu alguns centímetros, assim como os bancos da estrutura, que tiveram as patas de leão cobertas pelo cimento.
Depois da obra de recuperação da calçada, sarjeta, meio-fio e guarda-corpo do Cais da Sagração, alguns bancos embutidos na estrutura tiveram as bases encobertas. Por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), a Prefeitura de São Luís recuperou o trecho do cais que vai da cabeceira da Ponte do São Francisco até o Memorial da Pedra da Memória.

Auto - Segundo a superintendente do Iphan no Maranhão, Kátia Bogéa, foi lavrado um auto de infração pela descaracterização. O órgão de preservação está aguardando que a administração municipal apresente um novo projeto para recuperação do monumento para que seja refeita conforme as dimensões adequadas.
Ainda não existem prazos definidos para que a estrutura seja readequada, mas, caso a notificação não seja respeitada, poderá ser aplicada uma multa à Prefeitura. "Não queremos que só se pague uma multa. Queremos que o monumento seja recuperado", afirmou a superintendente Kátia Bogéa.
Por causa da restauração na calçada da via, o guarda-corpo do cais ficou com a altura menor, o que pode gerar riscos para os pedestres que transitam no local. E, por causa da elevação no nível do piso, os bancos ficaram a poucos centímetros do chão, o que causa desconforto para as pessoas que sentam no local.
Quando anunciada, a obra previa a restauração da mureta, que receberia pequenos ajustes. Mas muitos pontos onde há rachaduras e cantos quebrados permanecem do mesmo modo após a conclusão das obras. No trecho onde foi feita a restauração, ainda existe muitos bancos danificados que receberam apenas uma pintura nova sem que fossem consertados.

Nenhum comentário: