quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Semana de Cultura Popular mostra a tradição do bumba-meu-boi

 

Foto: Flora Dolores
O evento dura até sexta-feira (24) e ressalta os aspectos históricos da brincadeira.
Divulgação / Secom
 
SÃO LUÍS - O Teatro João do Vale cedeu seu espaço para o segundo dia da Semana de Cultura Popular, que às 9h recebeu autoridades numa mesa de abertura e palestra sobre as pesquisas envolvendo os aspectos históricos do Bumba-Meu-Boi. Após as palestras o Bumba-Meu-Boi Mirim se apresentou para os participantes do evento.
A programação vespertina teve início na Casa de Nhozinho com a Oficina de Bordado de Bumba-Meu-Boi, ministrada pela professora de Bordados, Tânia Lúcia Soares, que há 33 anos trabalha com a confecção dos bordados de couros de grupos de Bumba-Meu-Boi de São Luís.
À tarde aconteceu, no Teatro João do Vale, a segunda mesa redonda, desta vez ocupada por Amos de Bumba-Meu-Boi. Para compor a mesa estava o Antropólogo Adalberto Luís Oliveira; Dionísio Adrônico Silva, Amo do Bumba-Meu-Boi dos Unidos de São João da Vila Embratel do Itaqui Baganga; e Tonico, Amo do Bumba-Meu-Boi da Fé em Deus. Segundo o Amo Dionísio Silva, brincante de boi desde 1963, o Amo é "o dono da festa", que está ali personificando o criador.
Nesta quarta-feira (22), a programação tem início no Teatro João do Vale, às 9h com a palestra ministrada pela professora da Universidade federal do Maranhão (Ufma), Ester Marques, sobre "Bumba-Meu-Boi: Tradição e Modernidade", seguida pelo Auto do Bumba-Meu-Boi Infantil. Na tarde do terceiro dia de evento, haverá o Programa de Salvaguarda do Bumba-Meu-Boi e Certificação do Bumba-Meu-Boi como Patrimônio Imaterial do Brasil pelo MinC/IPHAN, e às 18h na Praça Valdelino Cécio a Programação Cultural animará os presentes.
Na quinta-feira (23), o Teatro João do Vale sediará, às 9h, a palestra sobre "A Participação das Mulheres no Bumba-Meu-Boi", e às 10h30, acontecerá a Mesa Redonda com Artesãos do Bumba-Meu-Boi. A Tarde a programação dará continuidade com a Oficina de Bordados de Bumba-Meu-Boi, na Casa de Nhozinho, às 14h; a Mesa Redonda Com Amos de Bumba-Meu-Boi, às 16h; e a Oficina de Percussão de Sotaques na Casa da Festa, às 17h. A Programação Cultural acontecerá, às 18h, na Praça Valdelino Cécio. Na sexta-feira (24), às 16h, terá o encerramento das Oficinas na Casa da FÉsta e às 17h, o Cortejo de Grupos de Bumba-Meu-Boi vai percorrer as ruas do Centro Histórico de São Luís para encerrar a programação em grande estilo.
As informações são da Secom do governo do Estado.

Nenhum comentário: