terça-feira, 21 de agosto de 2012

Itaqui qualifica trabalhadores portuários


Portuários passaram por treinamento nesse fim de semana para melhorar a produtividade no setor operacional.
Investir nas pessoas, qualificando-as para atingir níveis de excelência que conduzam o Porto do Itaqui ao status de classe mundial. Com esse objetivo, lideranças e colaboradores da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), gestora do Itaqui, participam de constantes treinamentos. O mais recente aconteceu nesse fim de semana e teve como principal diferencial a metodologia aplicada pela empresa de consultoria canadense Eagle'sFlight.
Colocar o Itaqui entre os 10 portos mais importantes do mundo até 2031 é uma das metas da Emap. "Essencial é qualificar ainda mais nossos profissionais para que alcancemos nossos objetivos. O aprimoramento vai além do conhecimento técnico, passa também pela atitude do colaborador", ressaltou Jaqueline Lobão, diretora de Administração e Finanças da Emap.
Estimular a mudança de comportamento para impactar no desempenho do colaborador e nos resultados dos negócios (operações portuárias) foi objetivo do desenvolvimento de equipes por meio de um curso ministrado pela Eagle'sFlight, que anualmente treina cerca de 30 mil pessoas em todo o país. O programa coloca os participantes no mundo real: eles veem, entendem e vivem experiências que conduzem à mudança de comportamento para melhorar o desempenho e obter os resultados necessários.
Divididos em equipes, os colaboradores da Emap participaram de jogos e dinâmicas com muitos desafios e que, entre outras atitudes, necessitam de planejamento antecipado, definição de metas, trabalho em equipe e correr os riscos necessários. "Incentivamos o aprendizado por meio do lúdico e da criatividade, que influenciam diretamente na atitude do colaborador", explicou Daniel Ramirez, presidente da empresa canadense no Brasil.
Para Flávia Ximênia, da coordenadoria de Meio Ambiente, no jogo o desafio foi superado por meio da estratégia utilizada. "Definimos os objetivos e a estratégia para alcançá-los, utilizando ferramentas essenciais como comunicação entre a equipe, divisão de trabalhos e organização", enfatizou.
Ao final da dinâmica, o ministrante faz um elo com o ambiente empresarial e enfoca quais as decisões que poderiam ser tomadas e que favoreceriam cada uma das equipes."A metodologia nos leva a uma reflexão, levando-nos a um estágio de decisão sobre as transformações que podemos empreender no nosso dia a dia", enfatizou o colaborador Carlos Fernando, da Coordenaria de Segurança do Trabalho.

Investimentos

Nos próximos 20 anos, estudos mostram o potencial de expansão do porto maranhense. A estimativa é passar dos 14 milhões de toneladas de cargas movimentadas em 2011 para 150 milhões de toneladas em 2031. Além das obras que permitirão a ampliação física, o crescimento sustentável do Itaqui foi minimamente pensado e envolve: preservação ambiental, desenvolvimento das comunidades do entorno, rentabilidade do negócio e valorização profissional.

Nenhum comentário: