domingo, 29 de julho de 2012

Noite junina fora de época na Lagoa


Manifestações folclóricas características do período do São João no Maranhão se apresentaram em mais uma edição do projeto Vale Festejar.

Yane Botelho
Da equipe de O Estado

Quem não brincou São João no mês de junho teve a oportunidade de ver a beleza e a alegria do folclore maranhense na sexta-feira, na Lagoa da Jansen, durante o antepenúltimo dia de apresentações de grupos no projeto Maranhão Vale Festejar deste ano. Maranhenses e turistas aproveitaram a noite de festa junina fora de época para se divertir.
A noite reuniu grupos de bumba meu boi, dança portuguesa e tambor de crioula. A tradição do sotaque de matraca do Boi da Madre Deus, o brilho dos bois de orquestra de São Simão, Meu Tamarineiro e Nina Rodrigues e a mistura de ritmos do Boizinho Barrica foram destaque entre as atrações.
As manifestações folclóricas atraíram muitos participantes da 64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que terminou sexta-feira em São Luís. A turista Izadora Alves, 34 anos, veio de Belém participar do evento e aproveitou o Vale Festejar para conhecer o bumba meu boi. Ela ficou impressionada com a beleza do folclore maranhense. “É algo único. Reúne folclore e religiosidade. É uma festa grande e realmente mágica”, comentou.
Pandeirões e matracas comandaram os pés descalços das índias do Boi da Madre Deus. A coreografia e o ritmo do grupo encantou a todos. Em cima do palco, o batalhão de matraqueiros, pandeireiros e caboclos de pena recebeu o público para dançar.
Muitos turistas aproveitaram para tirar foto com as belas índias do Boi de Nina Rodrigues. “Quero registrar essa festa. Vou mostrar a todos como é São Luís, o quanto são lindos o bumba meu boi e as índias que dançam nos grupos”, disse a turista de Minas Gerais Bianca Oliveira.
Um grupo de integrantes da Marinha do Brasil prestigiou o Vale Festejar. Eles vieram a São Luís para conhecer o Porto do Itaqui e a Capitania dos Portos e aproveitaram a passagem pela capital maranhense para ver a festa junina fora de época. O almirante Gilberto Max Roffé Hirschfeld, diretor-geral de navegações do Comando de Operações Navais, sediado no Rio de Janeiro, ficou admirado com a beleza histórica e com os festejos. “A música e o ritmo são maravilhosos”, disse.
Exposição – Com o tema folclore maranhense, as pinturas criadas por senhoras aposentadas que participam do Programa de Ação Integrada para Aposentados (PAI), desenvolvido pelo Governo do Estado do Maranhão, e expostas na festa chamou a atenção dos visitantes. Alguns avaliavam os preços na tentativa de levar as peças como uma lembrança cultural, a ser exposta em uma parede em casa. Uma das artistas, Graça Coelho, de 63 anos, começou a pintar há somente dois anos. “Os temas mais presentes em minhas telas são o bumba-meu-boi e o tambor de crioula”, explicou.
Essa é a décima edição do Maranhão Vale Festejar, patrocinado pela Vale. A festa de sexta-feira se estendeu até a madrugada de ontem, com arraial lotado. O Boizinho Barrica foi a última atração a se apresentar. Era uma das apresentações mais esperadas. “O grupo é lindo, as indumentárias são bem artesanais. É um belíssimo espetáculo”, descreveu a administradora de empresas Letícia Castro.

Nenhum comentário: