segunda-feira, 18 de junho de 2012

Turistas invadem São Luís e se encantam com as festas juninas do Maranhão



Turistas desfrutam festejos juninos e as belezas de SL

Estima-se que cerca de 160 mil visitantes devem passar por São Luís durante o período junino; um aumento de 8% em relação a 2011.


Na noite de sábado, turistas que aproveitavam os arraiais de São Luís chamavam a atenção. De outros estados do Brasil ou de outros países, eles aproveitam o período junino para conhecer um pouco da cultura maranhense e guardar na memória - e nas fotografias - um pouco da beleza das manifestações que puderam apreciar. Durante o dia, eles curtem as belezas da capital.
Segundo a Secretaria de Estado de Turismo, cerca de 160 mil visitantes devem passar por São Luís no período junino, o que representa um aumento de 8% em relação ao mesmo período do ano passado. Encantados com as atrações juninas que têm se apresentado nos arraiais de São Luís, muitos turistas prometem fazer uma verdadeira maratona de visitas a todos os festejos.
Um grupo de turistas do Rio Grande do Sul chegou à cidade na noite de sábado (16) e logo partiu para o Arraial da Liga dos Grupos de Bumba meu Boi, realizado nas imediações da Lagoa da Jansen. Os visitantes ficaram empolgados com o espetáculo de danças e cores que os grupos levaram ao palco e também com as máscaras e a irreverência dos cazumbas.
Para um grupo de idosos de Parauapebas (PA), a Vila Junina foi a primeira oportunidade que eles tiveram de conhecer o São João maranhense. Um projeto da Prefeitura da cidade paraense permitiu que 75 idosos, de 65 a 90 anos, viessem pela primeira vez a São Luís. No arraial, eles mostraram muita disposição para acompanhar todas as apresentações da noite e eram alguns dos brincantes mais animados do terreiro. A aposentada Creuza Rocha, 65 anos, disse que não imaginava que o São João do Maranhão fosse tão colorido e animado. “A gente sempre ouve falar que a festa é bonita, mas vendo de perto percebemos que ela é muito maior do que comentam”, afirmou.
Números
160 mil visitantes devem passar por São Luís durante o período junino
2.146 apresentações serão feitas pelos arraiais

Nenhum comentário: