São João dos 400 Anos enche a Ilha de terreiros
Governo do Estado divulga a programação oficial das festas do período junino em São Luís.
A programação do São João dos 400 Anos será aberta amanhã, destacando 2.146 apresentações de 549 grupos de bumba meu boi, quadrilha, danças portuguesas, tambor de crioula, shows com cantores maranhenses e outros. Na Lagoa da Jansen, a festança já começou. O Governo do Estado divulgou ontem a programação do período junino. Ao todo, serão 14 espaços, mais três cortejos que movimentarão as tardes/noites de sextas-feiras até o dia 30 deste mês. O roteiro é promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma).
“O governo está realizando um grande festejo junino como parte das comemorações pelos 400 anos de São Luís. A população da capital e os turistas vão poder acompanhar uma vasta programação em vários pontos da cidade com o que há de melhor da nossa rica cultura e folclore”, declarou a secretária de Estado da Cultura, Olga Simão.
Amanhã, a festa movimenta o Canto da Cultura, Praça Nauro Machado, Praça da Faustina e Casa do Maranhão (Praia Grande) e o Ceprama (Madre Deus), a partir das 19h. Antes, às 17h, começa a concentração para o Cortejo Deodoro/Praia Grande, que reunirá nove manifestações. O desfile começa na Praça Deodoro e segue até a Praia Grande, passando pela Rua Grande. Participam os bois Upaon-Açu, Brilho de São João/Novo Boi de Viana e União da Baixada do Monte Castelo, Quadrilha Flor do Sertão, do Monte Castelo, Dança Portuguesa Harmonia de Portugal, do Bairro de Fátima, Cacuriá Assa Cana, da Liberdade, Coco Pirinã, Boi da Lua e Encanto da Ilha.
Quem aprecia tambor de crioula vai encontrar programação específica com a manifestação no arraial da Praça da Faustina, onde vários grupos se apresentarão todas as noites, até o dia 30. Na sexta-feira (15), quem abre a programação é o Tambor de Crioula de Claudionor, às 19h; e quem encerra é o Tambor de Crioula de Nilza.
Vale destacar que na Vila Palmeira o arraial só será aberto na segunda-feira (18). Já nos vivas da Vila Embratel, Liberdade, Estiva, Bairro de Fátima, Anjo da Guarda e João Paulo, a festança começa na sexta-feira (22). São sete atrações por noite para que os brincantes possam aproveitar todas as manifestações.
Além das apresentações culturais, outro grande atrativo dos arraiais são os pratos típicos da época. As barracas instaladas nesses locais vão oferecer ao público mingau de milho, arroz de cuxá, de camarão, variedade de bolos e cocadas, entre outras iguarias.
Lagoa da Jansen - Outro ponto que deve receber um grande público é o Arraial da Lagoa, promovido pela Liga Independente do Bumba Meu Boi do Maranhão, com o apoio do Governo do Estado. A programação, que foi aberta ontem e se estenderá até o dia 8 de julho, dá destaque para os grupos de bumba meu boi.Com tanta opção, os ludovicenses e turistas que visitam São Luís terão um festejo junino de muita alegria e diversão.
Os grupos folclóricos vão se apresentar em dois palcos instalados no local. Hoje, a noite de festa junina será aberta com apresentação do grupo Tambor de Crioula da Liberdade, que entra em cena às 19h. A seguir, o ritmo contagiante da quadrilha Fogo Caipira promete levantar a poeira no terreiro. O arraial ainda terá a participação dos grupos de bumba meu boi Brilho da Ilha (orquestra), Brilho da Juventude (orquestra), Pindoba (matraca) e Boi Novilho Branco (alternativo). Outra atração genuinamente maranhense, o Cacuriá de Dona Teté apresentará a sensualidade da dança típica, às 22h.
Programação
Lagoa da Jansen - Hoje
19h - Tambor de Crioula da Liberdade (Palco 1)
20h - Quadrilha Fogo Caipira (Palco 2)
21h - Boi Brilho da Ilha – Orquestra (Palco 1)
22h - Cacuriá de Dona Teté (Palco 2)
23h - Boi Brilho da Juventude – Orquestra (Palco 1)
24h - Boi da Pindoba – Matraca (Palco 2)
01h - Boi Novilho Branco – Alternativo (Palco 1)
Nenhum comentário:
Postar um comentário