sábado, 2 de junho de 2012

Arraial na Maria Aragão é aberto ao som de toadas e tambor de crioula

Festança promovida pela Prefeitura vai se estender até o dia 1º de julho.

O Arraial da Praça Maria Aragão foi aberto ontem à noite, com a presença de centenas de pessoas e apresentação de manifestações folclóricas características do período junino do Maranhão. O presidente da Fundação Municipal de Cultura (Func), Euclides Moreira Neto, representou o prefeito João Castelo (PSDB) na abertura da programação do terreiro, depois de uma hora de atraso. A festança continua hoje e amanhã.
As atrações foram antecipadas à abertura oficial. A primeira foi o tambor de crioula do mestre Dionísio, com coreiras experientes, que não perderam o fôlego na hora de dançar e pungar, dando uma demonstração da beleza da brincadeira reconhecida como patrimônio imaterial da cultura brasileira. “A expectativa de público é a melhor possível, porque o arraial da Praça Maria Aragão tem uma acessibilidade boa. Nossa expectativa é de que a cada noite o público chegue a 10 mil pessoas. Nos últimos anos, a estimativa foi essa”, afirmou o presidente da Func.
O prefeito João Castelo chegou à festa depois que o Bumba meu boi Novilho Branco, a terceira atração da noite, iniciou sua apresentação com um som marcado pela diversidade de sotaques. Índias, vaqueiros, cazumbas, Pai Francisco e Catirina atraíram o público disperso para próximo do palco. Centenas de pessoas observaram de perto o bailado do novilho acompanhado pela leveza dos passos das índias e a presença marcante da dança dos vaqueiros.
Temporada - Segundo Euclides Moreira Neto, o Arraial da Praça Maria Aragão conta com forte presença de famílias, jovens e idosos, o que ocorre pela boa posição do local e segurança garantida pela Polícia Militar. “A gente terá uma temporada de 31 dias, que começa hoje [ontem] e terminará dia 1º de julho. A cada dia, serão no mínimo oito atrações, e vamos mostrar a grande diversidade cultural que há em São Luís e no Maranhão”, adiantou Euclides Moreira Neto, ao frisar que a riqueza folclórica maranhense não está apenas nas toadas levadas pelos grupos de bumba meu boi ou no canto do tambor de crioula, mas também na culinária e no artesanato.
O turista que comparecer ao arraial, além de conferir as atrações culturais no palco instalado no centro do logradouro, poderá ter acesso ao melhor da culinária maranhense e a peças de artesanatos, disponíveis em barracas de palhas dispostas ao redor da Praça Maria Aragão.

Programação


Hoje
18h – Coco Mirim A. da Guarda
19h – Cacuriá Assa Cana
20h – Grupo Fogo Caipira
21h – Show de Betto Pereira
22h – Boi da Maioba
23h – Boi de Apolônio
0h – Boi de Sonhos
1h – Boi da Pindoba

Nenhum comentário: