sexta-feira, 15 de junho de 2012

Arraial da Vila Junina começa hoje



Vila Junina inicia hoje a festança dura nos próximos 15 dias

Coordenado pelo Sistema Mirante, terreiro junino montado no estacionamento do São Luís Shopping será aberto hoje.


O Sistema Mirante abre oficialmente hoje, às 19h, o Arraial Vila Junina, que já está montado no estacionamento do São Luís Shopping (Jaracati). O espaço homenageia o quarto centenário de São Luís e foi projetado em formato de quermesse para receber diversos grupos folclóricos ao longo de 15 noites de festa. A programação vai se estender até o dia 29. Hoje, a abertura será com o grupo Folias Juninas (Os Foliões), seguido pelo Tambor de Crioula Unidos de Santa Fé e do cantor Mano Borges, além dos bois de Nina Rodrigues (orquestra), Floresta (baixada), Maioba e Morros (orquestra).
A Vila Junina, este ano em sua segunda edição, é diretamente gerenciada pela Coordenação de Eventos do Sistema Mirante. Os grupos folclóricos vão se apresentar em um tablado, e seus músicos tocarão em um palco. Um total de 22 barracas para a comercialização de comidas típicas e bebidas estará sob a responsabilidade de grupos de formandos de diferentes instituições de ensino superior.
Os formandos providenciaram a decoração de seus espaços conforme sua proposta de trabalho. A renda obtida com a venda das delícias juninas será empregada na realização de seus bailes de formatura, a serem realizados no meio e fim deste ano. Segundo Cristina Almeida, coordenadora de Eventos do Sistema Mirante, o Arraial Vila Junina está mais amplo este ano e ideal para o lazer das famílias maranhenses e turistas. Em homenagem a São Luís, haverá exposição de fotos antigas.
Forró – Além das 22 barracas dos formandos, haverá outra, destinada exclusivamente para o forró pé de serra, que este ano agregará outro ritmo do momento: o sertanejo. Essa barraca será diariamente comandada pelo DJ Aécio Macchi, locutor da Rádio Mirante FM.
Nas quintas, sextas-feiras e sábados, a barraca receberá convidados especiais. A princípio, foram escalados Inaldo Bartolomeu (forró pé de serra), Stanley e Caio (dupla sertaneja), Mayara Prado (cantora sertaneja goiana) e a banda Metropole Country (sertanejo), composta por três irmãos: Ruan Brassali, Monique e Susy, filhos de cantores e compositores.
Ontem, as barracas foram entregues aos universitários e hoje o trabalho começa com a inauguração do grande terreiro. Os universitários se dividirão em grupos e cada um deles, individualmente, terá uma função. Nas noites de festa, eles deixarão os livros de lado e encarnarão garçons, garçonetes, atendentes, cozinheiros, churrasqueiros, tesoureiros e caixas, entre outras funções. “São os universitários que receberão o público nas barracas, e eles são sempre simpáticos e sabem se organizar”, disse Cristina Almeida.
A coordenadora de Eventos prosseguiu: “Este ano, preparamos um lindo arraial para os maranhenses e os nossos visitantes. Convidamos todos para virem ver de perto o nosso trabalho e assistir aos espetáculos dos nossos grupos folclóricos. O São João é uma festa linda, tranquila e que agrada aos nossos olhos, também nos deixando com água na boca. Afinal, temos as deliciosas comidas típicas”.
Cristina Almeida preocupou-se em elaborar uma programação diversificada, contemplando grupos de bumba meu boi, quadrilhas, tambor de crioula, cacuriá, danças sertanejas e portuguesas. Os cantores locais também farão shows, entre eles Mano Borges, Gerude, Soraia Alhadef e Papete. A festa será encerrada por volta das 2h. Amanhã, a programação inicia-se com o Tambor de Crioula Arte Nossa e prossegue com Coco Branco, Boi da Lua (orquestra), show com Gargamel, Cacuriá de D. Teté, Boi Barrica (alternativo) e Boi de Maracanã (matraca).

Exposição traz fotos históricas


Segundo Cristina Almeida, a homenagem da Vila Junina aos 400 anos de São Luís pode ser vista na decoração do arraial, onde foram posicionadas três estruturas que lembram os casarões do Centro Histórico. Chama ainda a atenção uma exposição de fotografias antigas da cidade, que trazem, por exemplo, imagens de ruas e praças.
As fotos, segundo a decoradora Iguaraci Sampaio, são do fotógrafo Gaudêncio Cunha, que capturou as imagens em 1908. No entanto, apenas um álbum restou e hoje está no Museu Histórico e Artístico do Maranhão (Mham).
Em 2008, a Academia Maranhense de Letras (AML), para comemorar seu centenário e também os 100 anos de publicação das fotos, pediu ao fotógrafo Edgar Rocha que reproduzisse as imagens e montasse novo álbum, mas a edição foi limitada. O público que se dirigir à Vila Junina terá acesso a esses registros históricos, presentes na mostra intitulada São Luís: um amor antigo.

Serviço


• O quê
Abertura Arraial Vila Junina
• Quando
Hoje, às 19h
• Onde
Estacionamento do São Luís Shopping

Programação de hoje


19h – Folias Juninas
20h - Tambor de Crioula Unidos de Santa Fé
21h - Show de Mano Borges
22h - Boi de Nina Rodrigues
23 - Boi da Floresta de Apolônio
0h - Boi da Maioba
1h - 

Nenhum comentário: