quinta-feira, 17 de maio de 2012

Pungar masculino em debate



Pungar masculino em debate

Evento que discute o movimento da punga dos homens no tambor de crioula acontecerá amanhã e sábado.

O movimento da punga dos homens no tambor de crioula é o tema do encontro que acontecerá amanhã e sábado no Circo Cultural Nelson Brito (Aterro do Bacanga) e que discutirá características da manifestação existente em algumas comunidades do interior do Maranhão. Na programação estão palestras, oficinas e apresentações culturais. A abertura será amanhã, às 19h.
O evento é realizado pela Associação Centro Cultural de Capoeiragem Matroá e foi aprovado pelo Edital Universal 2010 de Apoio à Cultura Maranhense da Secretaria de Estado da Cultura. As inscrições são gratuitas e estão sendo ofertadas 60 vagas.
Durante o encontro, pesquisadores tentarão responder a questões como se a manifestação é remanescente de uma forma de luta própria de povos africanos trazidos para o Maranhão; se há relação com a capoeira; e ainda os motivos pelos quais a punga dos homens não se faz presente nas manifestações de tambor de crioula de São Luís. “A ideia de pesquisar sobre o tema nasceu no fim da década de 1990, quando eu e alguns capoeiristas vimos pela primeira vez a punga dos homens. A partir daí visitamos muitas comunidades nas quais a manifestação se realiza e aprendemos muito sobre ela”, diz Marco Aurélio Haikel, um dos organizadores do evento.
De acordo com ele, o evento tem como um de seus objetivos fomentar a pesquisa nesta área que é pouco estudada, carecendo, assim, de bibliografia. Embora seja uma manifestação genuinamente maranhense, a punga dos homens ocorre apenas em algumas regiões rurais do Maranhão. Remonta à ancestralidade do tambor de crioula e é executada com vigor por homens em uma roda formada ao lado das rodas de mulheres. Não é raro uns derrubarem os outros no chão. “Acreditamos que esta manifestação seja anterior ao tambor de crioula no qual as mulheres dançam, mas é pouco conhecida. Caso não haja um interesse em preservá-la, corre o risco de ser extinta ou de sofrer grandes alterações”, pondera Haikel.
Programação – A abertura do encontro está marcada para as 19h de amanhã com a conferência A punga dos homens no tambor de crioula, que será ministrada por Marco Aurélio Haikel, seguida por exibição de vídeos sobre o tema e, para encerrar, apresentação de grupos de tambor. “Na ocasião o cineasta Murilo Santos exibirá suas produções voltadas para o tema e participará de um bate-papo com os presentes”, adianta Haikel.
No sábado, as atividades começarão às 8h30 com a palestra Ontem e hoje: refletindo a respeito da punga dos homens, com o pesquisador, brincante de tambor e produtor cultural Junheiro. Às 10h, oficina de punga com a turma de seu Zé Ribeiro, do quilombo Miranda do Rosário.
Às 14h30, as ações serão retomadas com a palestra Aspectos de semelhança da punga dos homens com a capoeira, com presença dos mestres Patinho, Alberto Euzamar e Miguel Campelo. Às 16h, o mestre Miguel Campelo vai ministrar oficina de punga para homens. O encerramento, marcado para as 19h, será com tambor de crioula.

Serviço


• O quê
A punga dos homens no tambor de crioula
• Quando
Amanhã, a partir das 19h e sábado, às 8h30
• Onde
Circo Cultural Nelson Brito (Aterro do Bacanga)
• Inscrições gratuitas

Nenhum comentário: