quarta-feira, 23 de maio de 2012

Começa a Agrobalsas 2012 com expectativa de movimentar R$ 100 mi

Maior feira de agronegócios do sul do Maranhão foi aberta com a participação da governadora Roseana.

Foi aberta ontem, no município de Balsas, a Agrobalsas 2012, a maior feira de agronegócios do sul do Maranhão. A governadora Roseana Sarney participou da abertura da feira, que este ano é realizada em sua 10ª edição, com a previsão de movimentar mais de R$ 100 milhões em negócios, segundo os organizadores. A feira se estenderá até domingo, no campo experimental da Fazenda Sol Nascente, zona rural de Balsas, a 758 km de São Luís.
Com o tema Agricultura Inteligente, a Agrobalsas 2012 vai mostrar o sucesso de experiências realizadas em propriedades rurais no Maranhão, que envolvem a integração lavoura-pecuária com florestas e o plantio direto e uso da biotecnologia, sistemas que garantem a produção sustentável. O público também vai poder conferir as últimas novidades em produtos e serviços nos 70 estandes montados na feira.
A estimativa é de um público de mais de 15 mil pessoas. Da programação, constam rodadas de negócios, minicursos, exposição de vitrines tecnológicas das principais culturas, além de visitas técnicas. Os principais temas a serem apresentados e discutidos no Agrobalsas 2012 são: Sistema plantio direto nos Cerrados Nordestinos, Integração Lavoura, Pecuária e Floresta, Fixação biológica do nitrogênio, Biotecnologia e Culturas alternativas e alimentos funcionais.
"Nós teremos grandes autores presentes na feira para repassar tanto para as autoridades, quanto para os estudantes e produtores, um novo modelo de agricultura, que é aquele que produz alimentos com a obrigação também da responsabilidade social e ambiental. Esta tendência deve ser adotada pelos produtores", explicou a superintendente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Corredor de Exportação Norte (Fapcen), Gisela Introvini.
O presidente da Comissão Organizadora da Agrobalsas, Marcelo Introvini, ressaltou que o público participante do evento é formado por políticos, executivos de empresas ligadas ao agronegócio, técnicos, pesquisadores, empresário rurais, pecuaristas, educadores e estudantes. "A característica mais marcante da Agrobalsas vem sendo a qualidade da comunicação e a difusão das tecnologias. E este ano não será diferente, com a interligação das cadeias agrícola, da pecuária, da indústria e do comércio", assinalou.
Turismo - O Governo do Estado aproveitará a Agrobalsas 2012 para promover o turismo regional, focado no polo Chapada das Mesas, composto pelos municípios turísticos de Imperatriz, Porto Franco, Estreito, São João do Paraíso, Carolina, Riachão, Tasso Fragoso e Balsas.
Um circuito de aventura preparado para realização de arvorismo, tirolesa e rapel proporcionará ao visitante experimentar o turismo de aventura, potencialmente rico e desenvolvido nos municípios de Riachão e Carolina.
No estande do Maranhão, destaque para peças do artesanato maranhense, a exemplo de bolsas, chapéu, sandálias e pulseiras, todos confeccionados a partir da fibra da palha do buriti, além de produtos de cerâmica. Na culinária, o doce de espécie e o tradicional Guaraná Jesus darão uma pequena mostra da gastronomia local. Também haverá distribuição de material promocional, vídeos e revistas.

Nenhum comentário: