segunda-feira, 2 de abril de 2012

Centro Histórico de São Luís contará com sistema de videomonitoramento



Preocupado com a segurança de centenas de turistas que visitam o polígono da região mais turística da Capital maranhense, o Centro Histórico, e atendendo solicitação da Prefeitura de São Luís, através da Semtur (Secretaria Municipal de Turismo), o Secretário Municipal de Segurança com Cidadania (SEMUSC), Luiz Carlos Magalhães, determinou e a Guarda Municipal de São Luís, através do GAT (Grupo de Apoio ao Turismo), deflagrou um arrojado trabalho integrado para melhorar as estruturas com limpeza urbanística, iluminação pública e obviamente entrando também no aspecto da Segurança.
“Vamos implantar um sistema de videomonitoramento em toda área do Centro Histórico. Já iniciamos a implantação das patrulhas da Guarda Municipal –, uma reivindicação da comunidade à Prefeitura de São Luís, apresentada no programa Cidadania para Todos, na região do Centro, que é também uma ação muito importante. A presença do guarda municipal proporciona inclusive a sensação de segurança da população, não só do turista, mas também do ludovicense que atua mora ou trabalha naquela região”, acrescentou.
O Secretário Luiz Carlos Magalhães lembra que já existe a Companhia de Turismo da Polícia Militar do Maranhão na região e, agora, teremos também equipe da Guarda Municipal de São Luís no Centro. “Estamos fazendo a aquisição de motocicletas para esse fim e, também, a implantação do videomonitoramento, que vai estar à disposição do Comando da PMMA, quando estiver instalado, obviamente”, anuncia.

ViDEOMONITORAMENTO E MOTOS –
Esse trabalho de patrulhamento será intensificado nos finais de semana e feriados. “A idéia é exatamente esta. Até porque o turista aproveita os feriados e finais de semana para fazer essa visitação. É importante a gente manter esse trabalho de presença da Guarda Municipal no Centro Histórico. O objetivo maior é que a gente não tenha quebra de continuidade na ação da segurança do Centro Histórico. Já iniciamos o trabalho específico de patrulhamento a pés, com os colegas da Guarda Municipal”, explica o Secretário Luiz Carlos Magalhães. “E queremos crer que, nos próximos meses, intensificaremos isso, com a utilização do videomonitoramento e, também, com a aquisição dessas motos. Estamos só aguardando o prazo do fornecedor para a entrega do equipamento que será distribuído para esse fim”, acrescenta.

A Guarda Municipal de São Luís vai contar com um Centro de comando e controle dentro da Secretaria Municipal de Turismo, que será responsável pelo videomonitoramento. “Lá, dentro desse espaço, teremos uma ‘base’ do Grupo de Apoio ao Turismo (GAT), que terá um local para fazer suas atividades.
Mas o patrulhamento mais importante não é a centralização do guarda municipal. Ele tem de estar fazendo a presença a pés nas ruas, e fazendo esse contato com a comunidade, que é importantíssimo, inclusive para o aumento da sensação de segurança no nosso Centro Histórico, contribuindo para o aumento da vinda de turistas, já que estamos nos 400 anos. A tendência é que tenhamos um aumento considerável na quantidade de turistas naquela área, que é uma região muito bonita da nossa cidade”, destaca o Secretário Luiz Carlos Magalhães.

SEGURANÇA PREVENTIVA –
Para o guarda municipal Francisco José da Conceição Campos, o reinício do trabalho de monitoramento da área do Centro Histórico de São Luís, mais especificamente na Praia Grande, é de grande importância para a segurança dos ludovicenses e, principalmente, para quem visita a Ilha do Amor.
“A Guarda Municipal de São Luís, via Grupamento de Apoio ao Turismo (GAT), proporciona à sociedade, segurança preventiva, serviço de informações aos turistas, como localização de Teatros, Secretarias, praias, hotéis, pousadas e outros. E o GAT está apto a fornecer estas informações a quem nos visita, seja turista brasileiro, estrangeiro, ou pessoas da comunidade”, destaca.

Nenhum comentário: