quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Exército construirá 5 escolas e 3 creches no município de Bacabeira



Bacabeira - A Prefeitura de Bacabeira firmou, segunda-feira (30), convênio com a Fundação Trompowsky, entidade educacional do Exército Brasileiro, para a construção de oito escolas no município, capacitação dos professores da rede pública e reforço escolar. Os recursos para a execução dos projetos são da Petrobras, com a qual a Prefeitura já havia firmado convênio para esta finalidade.
Serão construídas cinco escolas e três creches. As escolas serão erguidas na sede do município, e nos povoados São Pedro, Periz de Baixo e Gameleira. Uma das unidades é um centro de capacitação, projeto que ocupará 4.190m², com 16 salas de aula, sendo seis delas laboratórios.
Além das salas de aula, salas administrativas e banheiros, o centro disporá de copa, refeitório e auditório para 150 pessoas. As outras escolas terão cerca de 1.300m² de área construída e cada uma delas terá, ainda, sua própria quadra poliesportiva coberta.
As três creches serão instaladas na sede do município e nos povoados Periz de Cima e Periz de Baixo. Cada uma ocupará 260m² de área construída, contendo berçário, nível maternal, sala de atividades, salas administrativas, cozinha e banheiros.
A capacitação do corpo docente será por meio do Projeto de Primeira Formação Continuada de Professores da Rede Pública Municipal de Ensino do município, certificado pela Universidade Católica de Petrópolis e aplicada pelos quadros da Fundação Trompowsky.
Entre os objetivos do projeto se destacam a efetuação do diagnóstico da realidade educacional do município, a capacitação dos professores da rede em letramento, a realização de reforço escolar para os alunos de toda a rede e a especialização dos professores através de curso de pós-graduação em atualização pedagógica.
Quanto ao projeto de reforço escolar, será aplicado um programa a todos os alunos com defasagem idade/série na rede municipal, visando recuperá-los, bem como minimizar o analfabetismo funcional.
Serão beneficiados os alunos do 1º ao 9º anos do ensino regular e os alunos do ensino médio do Ensino de Jovem e Adulto (EJA), mesmo estes últimos não sendo responsabilidade do município. As aulas de reforço ocorrerão em turno extra porque a rede não possui salas ociosas durante o dia.
Virtual - A plataforma utilizada para a implantação do sistema educacional será o EB Aula, Ambiente Virtual de Aprendizagem do Exército Brasileiro. Segundo o diretor administrativo da Fundação Trompowsky e diretor do projeto, coronel Antônio Carlos Guelfi, Bacabeira é o primeiro município brasileiro a receber esse modelo educacional já aplicado nas unidades de educação do Exército. “Estamos entregando algo que não tem no país”, enfatizou o coronel.
Para viabilizar o curso, foi firmada também uma parceria com a Empresa Brasileira de Telecomunicações (Embratel), que fornecerá a banda larga via satélite com uma antena em cada escola, uma vez que, embora Bacabeira limite-se ao Norte com o município de São Luís, as operadoras não fornecem infraestrutura de banda adequada para a execução do curso de especialização em ambiente virtual.
Além da educação a distância, a metodologia da especialização contempla ainda o ensino presencial e a teoria e prática pedagógica.
O vice-presidente da Fundação Trompowsky, general Sérgio Tavares Carneiro, previu que as ações implantadas agora para a educação de Bacabeira serão sentidas positivamente em todos os níveis de atividade no município.
“Esses projetos são um divisor de águas. A visão estratégica do prefeito Venâncio Filho planta uma semente que vai germinar frutos de previsão incomensurável. Frutos de altíssimo valor para a comunidade que em médio prazo serão perceptíveis em todos os setores de atividade”, disse general Carneiro.

Chega primeira unidade móvel para saúde bucal


Bacabeira - Bacabeira recebe mais uma unidade móvel de saúde para atender as populações dos povoados da zona rural. É a sexta unidade móvel da frota de saúde do município e a primeira voltada para a saúde bucal.
O destino do veículo é levar a assistência odontológica aos locais que ainda não têm consultório fixo que são os povoados do Centrinho, Olho d’Água, Placa de Recurso, Ramal do Aboud, São Pedro, Videl e Vila Cearense.
Os equipamentos dispostos no veículo são os mesmos de uma pequena clínica, para o atendimento odontológico de rotina e pequenas cirurgias, tais como: cadeira odontológica eletrônica, unidade de sucção, refletor e compressor odontológico, sistema de filtragem, aparelho de raios-X, autoclave, amalgamador e fotopolimerizador.
Equipamentos - Entre outros equipamentos, o veículo também dispõe de frigobar, sistema de ar-condicionado de 15.000 BTUs para refrigerar o salão de atendimento do furgão e um grupo gerador portátil de 9,5 KVA, que alimenta os equipamentos em caso de falha da rede elétrica.
O veículo custou R$ 154.190,00 e foi adquirido com recursos municipais, por meio de licitação do Governo Federal à qual a Prefeitura aderiu em 25 de maio de 2011.

Um comentário:

Anônimo disse...

O ensino à distância através de uma plataforma virtual utilizando uma metodologia de ensino bem aplicada é o futuro. Precisamos nos adequar à estas transições na educação.