quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Bacia do Parnaíba passará por levantamento sísmico



O projeto de aquisição e levantamento de sísmica de reflexão bidimensional na Bacia do Parnaíba, que será realizado pela Geokinetics Geophysical do Brasil, está em fase de planejamento detalhado das linhas. O levantamento sísmico 2D será realizado por determinação da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), em contrato no valor global de
R$ 62,4 milhões.
O levantamento objetiva aumentar o conhecimento geológico sobre a bacia e atrair investimentos nas rodadas de licitações da agência. É que, apesar das descobertas promissoras de gás natural, o sistema petrolífero e o arcabouço estrutural da bacia ainda são pouco compreendidos, principalmente em decorrência da baixa densidade de dados como poços e sísmica.
Pelos termos do contrato assinado com a ANP, em 27 de dezembro do ano passado, com validade de 36 meses, a Geokinetics realizará serviços de aquisição e processamento de 42 mil pontos de tiro de sísmica de reflexão bidimensional terrestre, com aquisição de 10.500 estações de aquisição gravimétrica e magnetométrica associadas.
O levantamento contratado inclui linhas nos estados do Piauí e Maranhão.
Segundo a ANP, os resultados de levantamentos já realizados, associados a descobertas de gás na bacia pela OGX justificam o interesse em aumentar o conhecimento geológico e estrutural e selecionar áreas mais interessantes para a locação de blocos para futuras licitações.
PPA - A Bacia do Parnaíba está no Plano Plurianual (PPA) da ANP, que desde 2006 já investiu cerca de R$ 100 milhões, incluindo a contratação de um aerolevantamento geofísico, levantamento sísmico 2D e levantamento geoquímico (concluído em 2010).
A região, de idade paleozoica, abrange uma área aproximada de 680 mil km², distribuídos pelos estados do Maranhão, Piauí, Tocantins e pequena parte pelos estados do Pará, Ceará e Bahia.
A bacia, na avaliação da ANP, tem potencial promissor, que, aliados aos resultados preliminares obtidos, permitiram a licitação de blocos exploratórios na 9ª Rodada da ANP, todos localizados no Maranhão, onde foi encontrada reserva gigantesca de gás natural pela OGX.

Nenhum comentário: