Sunsplash Reggae Festival acontece hoje, às 19h, no Cais da Alegria (Anel Viário), com a presença de artistas jamaicanos, cantores e radiolas locais
Os melhores artistas do reggae jamaicano aportaram em São Luís e hoje à noite, às19h, se apresentam no Cais da Alegria (Anel Viário), em mais uma edição do Susplash Reggae Festival. Como em anos anteriores, o evento reunirá grandes atrações internacionais, entre elas os cantores Ijahman Levi, Horace Andy, Kenyatta Hill e Lloyd Parks.
O festival, já consolidado no cenário da música reggae local, é realizado há duas décadas em São Luís e na noite de hoje, segundo a produção, estão sendo esperadas de 10 a 12 mil pessoas. Do time de astros do reggae local, se apresentarão Dub Brown e as radiolas Super Itamaraty, Diamante Negro e Irie FM. Para o show, será instalada tenda para execução das melhores “pedras” dos discos de vinil, uma tradição em São Luís.
Os ícones do reggae jamaicano da atualidade estão sendo aguardados com ansiedade na Jamaica Brasileira. Horace Andy, por exemplo, mostrará suas composições do reggae de raiz. Na apresentação, ele cantará sucessos como as canções Government Land, Skylarking, You are my Angel, Eternal Love, Bless You, Love of a Woman, New Broom, entre outras.
O artista está no cenário da música desde a década de 1980 e faz sucesso há quase quatro décadas. A música de Andy, que canta em falsete, passeia pelo roots, ska e rock-steady. Ao longo da década de 1980, ele se juntou a outros luminares do reggae, abrindo o caminho das inovações nesse gênero musical.
O jamaicano começou a carreira com o álbum Blackman’s Country e I May Never See My Baby, ambos gravados em 1967 e produzidos por Phil Pratt. Anos depois, quando conheceu o legendário produtor Clemend “Coxsonne” Dodd, sua obra ganhou força.
Nascido em Christian, Manchester, na Jamaica, o cantor Ijahman Levi, outra atração do Sunsplash Reggae Festival, cresceu em Trenchtown e foi para a Inglaterra com 17 anos, onde montou o grupo The Vibrations.
O artista se especializou na leitura da Bíblia e ressuscitou como Ijahman Levi, gravando as primeiras versões de Jah Heavy Load, Chariot of Love e Are we Warrior. Suas canções são facilmente absorvidas pelo público, haja vista o seu visível talento. O artista contabiliza quase quatro décadas, dedicadas exclusivamente ao reggae de raiz.
Para Ijahman, o começo na música foi ao lado de Sly Dumbar, Ansel Collins e Ranchie Mclean, na banda The Invencibles. Ele tocou com The Termites, The Techniques, Pat Kelly, família Marley, entre outros.
Lloyds Parks, por sua vez, nasceu em Kingston, capital da Jamaica, e iniciou a carreira na banda Invincibles Band, no fim dos anos 1960. Ele seguiu carreira solo nos anos 1970. Parks é excelente baixista, mas sua fama veio ao se tornar líder da banda We the People, com Dennis Brown. Entre seus hits, Mafia, Kung Fu figthing e Slaving.
Estréia - Filho do lendário Joseph Hill, Kenyatta Hill, que fará sua estreia nos palcos maranhenses, começou a cantar substituindo o pai no comando da banda Culture. Hill cantará músicas de seu mais novo álbum, Live On – Tribute to Culture, que traz homenagens aos membros do grupo, cuja formação é de 1976.
Entre as músicas de Kenyatta Hill seleciondas para o festival maranhense, International Herb, Two Seven Clash, Iron Sharpen Iron, Behold e Land Where We Belong. Todas as versões interpretadas por ele tornaram-se hits em São Luís e prometem sacudir os fãs da capital brasileira do reggae.
Nenhum comentário:
Postar um comentário