Yane Botelho
Da equipe de O Estado
Da equipe de O Estado
As comemorações do quarto centenário deverão deixar um legado de desenvolvimento no turismo de São Luís. A meta de crescimento no fluxo turístico até 2014 é de 25%, segundo planejamento do Governo do Estado. No ano em que a capital maranhense completa 400 anos, a previsão é de que a cidade receba pelo menos 10% a mais de visitantes em comparação a 2011, quando foi registrada uma movimentação de 1,5 milhão de turistas, de acordo com a Secretaria de Estado do Turismo (Setur).
O número de turistas deverá ser recorde este ano. Com as comemorações, a cidade deverá atrair 150 mil visitantes a mais que no ano passado, atingindo o fluxo de 1.650 milhão. Espera-se que São Luís, a partir de 2014, passe a receber cerca de 2 milhões de visitantes por ano.
Para o secretário de Estado do Turismo, Jura Filho, as comemorações do quarto centenário são uma oportunidade para a consolidação do turismo de São Luís e do Maranhão. Segundo ele, o potencial turístico deve aumentar com a realização de festas e eventos ligados ao aniversário de 400 anos de fundação, celebrado em 8 de setembro. O aumento da divulgação e a atração de visitantes deverão dar uma guinada no setor turístico. "Não se trata do turismo que virá para a cidade por causa desses eventos, mas da imagem que vai ser deixada para os turistas que estarão aqui, por causa das comemorações. Esse será o principal legado que o quarto centenário deixará para a cidade", declarou.
Jura Filho diz que, para atingir o crescimento proposto, um pacote de medidas envolvendo os setores público e privado está sendo adotado para atrair turistas. As ações reúnem uma equipe econômica composta por Governo do Estado, Ministério do Turismo, Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) e empresários. Publicidade, capacitação da prestação de serviço turístico e melhoria e criação de rotas aeroviárias estão entre as demandas. Os investimentos, segundo o secretário, serão capazes de promover uma revolução no turismo da cidade.
Acessibilidade - Um dos principais pontos do pacote é a acessibilidade. Jura Filho explicou que há necessidade de ampliar o acesso entre os principais polos turísticos maranhenses, a fim de facilitar o deslocamento dos visitantes e permitir que o turismo cresça em todo o Estado. Atualmente, o Maranhão tem 10 pólos turísticos: São Luís, delta das Américas, Lençóis Maranhenses, Floresta dos Guarás, Chapada das Mesas, Munim, Amazônia Maranhense, Cocais, Lagos e Campos Floridos, Serra Guajajara, Timbira e Canela.
O Governo do Estado negocia medidas para fazer a interligação entre os municípios maranhenses e o Nordeste. Jura Filho conta que o objetivo é ativar os aeroportos regionais de Carolina, Bacabal e Barrerinhas para o recebimento de linhas aéreas. "Esses aeroportos estão em plenas condições de uso, mas precisam ser melhorados para receber liberação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac)", disse.
Publicidade - Cerca de R$ 10 milhões estão sendo gastos, em 2012, com divulgação pelo Governo do Estado. Parte desse valor será empregada em publicidade voltada para a divulgação turística de São Luís e dos outros nove polos turísticos do Maranhão. Peças publicitárias circularão nacional e internacionalmente, por meio de canais de televisão e de internet.
Outra preocupação é a capacitação do trade turístico. O secretário afirmou que a Setur busca parcerias para qualificar os profissionais que prestam serviço no setor. "Taxistas e proprietários de restaurantes, pousadas, hotéis e bares, entre outros profissionais, estão interessados nesse crescimento. A celebração dos 400 anos envolve cada vez mais os maranhenses e, mais especialmente, dos ludovicenses", destacou.
Turismo internacional - Também é esperado um aumento no fluxo internacional. Atualmente, turistas vindos de outros países correspondem a uma variação de 3% a 4% dos registros. A meta é de que, até 2014, esse valor suba para 10%.
Para que esse aumento seja possível, estão sendo adotadas medidas de divulgação e acesso com foco nos turistas que vêm de outros países, principalmente Itália, França, Estados Unidos (parte sul), e países da América Latina como Argentina, Peru e Equador.
O objetivo da Setur é transformar São Luís e os Lençóis Maranhenses, até 2016, em um dos 10 principais destinos turísticos do Brasil. Para isso, será necessário aproveitar o fluxo de turistas que virão para o país por causa da realização da Copa do Mundo de Futebol, em 2014 no Brasil, e das Olimpíadas em 2016, no Rio de Janeiro. "É possível aumentar o número de visitantes do exterior, tornar São Luís um dos destinos mais procurados do Brasil e transformar o turismo em grande setor da economia", acredita Jura Filho.
Motéis e pousadas se preparam para receber mais viajantes
Estruturas serão adaptadas durante a realização de grandes eventos na capital
Com aproximadamente 35 hotéis de três a cinco estrelas e uma média de 40 pousadas, o que resulta em pouco mais de 8 mil leitos para hospedagem, São Luís precisará incrementar o setor de hotelaria para receber os turistas durante os eventos que ocorrerão no ano em que a cidade comemora seu quarto centenário. Estruturas similares a hotéis, como motéis e pequenas pousadas, serão adaptadas para receber visitantes durante a realização de grandes eventos.
As festividades garantirão a ocupação de dezenas de hotéis e pousadas existentes na cidade. Para receber o fluxo de turistas que devem ser atraídos por eventos ligados ao aniversário da cidade, o Sindicato de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares do Maranhão (SindHorbs) uma rede alternativa de hospedagem está sendo montada.
De acordo com o presidente do sindicato, Paulo Coelho, o SindHorbs fez o levantamento de pelo menos 40 pousadas e motéis que podem ser empregados para acomodar turistas. Essa estrutura será utilizada, por exemplo, para atender o fluxo de 25 mil visitantes que são esperados para a 64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que ocorre de 22 a 27 de julho no Campus do Bacanga da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
No Motel Caribe, quartos já são empregados para atender turistas, principalmente aqueles que vêm em viagens de negócio. "São pessoas que procuram um checkout rápido. Outros procuram porque utilizam grande quantidade de bagagem e não se sentem à vontade para transportar as malas em elevadores de hotéis", explicou Paulo Coelho, que é proprietário do estabelecimento.
Restaurantes e bares também preparam promoções especiais para os visitantes. "São preparados vouchers de desconto para participantes de eventos. Esse tipo de promoção atrai os turistas", disse o presidente do SindHorbs.
Mais
O número de turistas estrangeiros que visitam São Luís corresponde de 3% a 4% do total da movimentação. A meta é ampliar esse índice para 10% até 2014.
Turistas buscam história, calor e cultura ao visitar São Luís
Em alta temporada, bares e museus estão cheio de visitantes para o início das comemorações dos 400 anos da cidade
Wilson Lima
Da equipe de O Estado
Da equipe de O Estado
São Luís é uma cidade cheia de predicados. O conjunto arquitetônico é um dos mais belos do Brasil; o clima é agradável; respira-se cultura em cada canto e o maranhense é naturalmente, um povo hospitaleiro e carinhoso. Tantas qualidades fazem da capital maranhense um dos principais roteiros turísticos do Norte-Nordeste do país. E são justamente essas características que chamam mais a atenção dos visitantes. Principalmente neste ano, em que a cidade comemora 400 anos.
Nas ruas de São Luís, neste início de férias, é possível ver grupos de turistas visitando a feira da Praia Grande, o Museu Histórico e Artístico do Maranhão (MHAM) e casarões do Centro Histórico. Nas praias, bares e restaurantes, é intensa a movimentação de turistas, principalmente do eixo sul e sudeste do país. Um fator que vem contribuindo também para a entrada cada vez maior de turistas é a venda de pacotes turísticos integrados entre o Norte e o Nordeste do Brasil.
Natural de Curitiba, Paraná, o antropólogo Cauê Kruger visitava São Luís durante a semana que passou, com cinco familiares, e disse que a cidade superou suas expectativas. Ele não imaginava um acervo arquitetônico tão vasto e um clima tão agradável. "Já sabia que a cidade tinha uma característica histórica interessante. Mas tudo aqui me surpreendeu", disse. Em menos de dois dias na cidade, ele esperava apenas ter visto uma roda de tambor de crioula pelas ruas do Centro Histórico.
A tia de Cauê Kruger, a relações públicas Moema Zuccherelli, também ficou surpresa com a cidade. Pela primeira vez na capital, ela afirmou que a estrutura ludovicense de atendimento ao turista não perde em nada para outras capitais do Nordeste. "Eu já visitei todas as capitais nordestinas e São Luís não deve em nada. Não é melhor, nem pior. Cada cidade tem sua característica. Talvez o que mais me agradou foi o povo", contou Zuccherelli.
De volta - O empresário paulista Augusto Peixoto também visitou São Luís pela primeira vez na semana passada. Ele optou por passar as férias em São Luís em 2012, para ter uma ideia de como é a única capital brasileira fundada por franceses e também para ver manifestações folclóricas como o bumba meu boi. "Sempre vi em jornais, revistas essa ligação de São Luís com a França. E tinha curiosidade de saber se estaria em uma "nova Paris" ou coisa parecida. Achei legal ver esse Centro Histórico com uma cara bem europeia. Me senti muito bem aqui", frisou. "Também soube que a cidade vai fazer 400 anos e isso aumentou a minha curiosidade", complementou.
As irmãs paraenses Daniele e Adrian Tavares também procuraram um pouco de história e de cultura em São Luís. No entanto, se apaixonaram mesmo pela hospitalidade e pela orla de São Luís. A operadora de trens Adrian Tavares estava na cidade pela segunda vez. A técnica administrativa Daniele Tavares, pela primeira vez, por indicação da irmã. "As pessoas aqui são extremamente bem educadas. Algo que não costumo ver muito. Nos tratam super bem e isso é maravilhoso", disse Daniele Tavares. "O clima e o calor humano é apaixonante. Sem dúvida, São Luís e uma cidade para se visitar constantemente", afirmou Adrian Tavares.
Saiba mais
São Luís tem cerca de 50 mil pontos de distribuição de bebidas, incluindo bares, restaurantes, botecos, supermercados e depósitos de bebida existentes em todos os bairros;
80 bares e 20 restaurantes estão localizados na Avenida Litorânea, principal rota turística da orla marítima de São Luís;
São Luís tem 35 hotéis de três a cinco estrelas e uma média de 40 pousadas, o que resulta em cerca de 8.000 leitos para hospedagem.
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