domingo, 8 de janeiro de 2012

Minc pode transformar 2012 no Ano dos 400 anos de São Luís

 
Proposta ao Ministério da Cultura será feita pelo ministro do Turismo, Gastão Vieira, como forma de homenagear a capital maranhense
 

O ministro do Turismo, Gastão Vieira, está propondo ao Ministério da Cultura que 2012 seja transformado no Ano dos 400 anos da cidade de São Luís, patrimônio da Humanidade. A informação foi dada pelo ministro, quarta-feira (4), durante vistoria às obras de recuperação do Estádio Castelão que fazem parte do pacote de ações que o Governo do Estado realiza em comemoração ao quarto centenário da capital maranhense. O ministro estava acompanhado do secretário de Infraestrutura, Max Barros.
Segundo Gastão Vieira, a medida facilitará a ação de ajuda que poderá ser feita na cidade. Além da obra do Castelão, o governo, por meio da Secretaria de Infraestrutura (Sinfra), trabalha na construção da Via Expressa, que também está em ritmo acelerado e será inaugurada em setembro e no projeto de construção de um monumento comemorativo aos 400 anos, que tem o apoio do Ministério do Turismo.
Max Barros adiantou que outra obra, que faz parte das comemorações do aniversário de São Luís, é a Avenida Metropolitana, que vai contornar toda a Ilha de São Luís, saindo do Aeroporto, passando por vários bairros como o São Raimundo e Cidade Operária, Maiobão, depois pegando a Vila Luizão, Divineia, Holandeses, até área do Anjo da Guarda, voltado até a BR-135.
"O primeiro trecho que deve ser feito é o que sai do aeroporto e vai até o retorno da Polícia Militar. A primeira etapa que está sendo licitada é o trecho que compreende o Araçagi até a entrada que vai ao São José dos Índios. Essa obra é muito importante porque vai ser duplicada essa estrada que causa muitos acidentes. Então vai ser uma questão de segurança e para melhorar o trânsito", observou Max Barros.
Projeto - O Governo do Estado montou uma comissão especial para coordenar e acompanhar o Projeto São Luís 400 Anos. O grupo é responsável por um conjunto de obras e ações festivas em celebração ao quarto centenário da capital maranhense, a ser comemorado em 8 de setembro do próximo ano.
Compõem o grupo de trabalho os secretários de Estado Luís Fernando Silva (Casa Civil), Max Barros (Infraestrutura), Luís Henrique Bulcão (Cultura), Jura Filho (Turismo), Maurício Macedo (Desenvolvimento, Indústria e Comércio), Pedro Fernandes (Cidades e Desenvolvimento Urbano), Aluísio Mendes (Segurança Pública), Fábio Gondim (Planejamento, Orçamento e Gestão) e Sérgio Macedo (Comunicação Social). Todas as secretarias estão envolvidas.

Mais

O Projeto São Luís 400 Anos tem como pilares a promoção das ricas tradições ludovicenses, incluindo a literatura, culinária, música e arquitetura. Diversos eventos também estão sendo programados para este ano.
No campo dos festivais, um internacional de reggae e um gastronômico. Os principais monumentos ganharão iluminação especial e serão realizados concursos literários. Outro destaque é a homenagem que a escola de samba carioca Beija-Flor fará com o enredo São Luís - O Poema Encantado do Maranhão durante o Carnaval 2012.

Nenhum comentário: