quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Estádio Castelão poderá servir de apoio para a Copa do Mundo de 2014



O Ministro do Esporte, Aldo Rebelo (PC do B), pode vir ainda no início deste ano ao Maranhão visitar a obra de reforma do Castelão, a cargo da Secretaria de Estado de Infraestrutura (SINFRA).
A informação é do ministro do Turismo, Gastão Vieira (PMDB), que, em visita ao estádio nesta quarta-feira (4), juntamente com o secretário Max Barros, disse tentar convencer o ministro a passar por São Luís no intervalo entre as vistorias aos estádios de Manaus e Fortaleza, sedes da Copa de 2014.
“Seria a oportunidade perfeita para que o ministro Aldo Rebelo pudesse ver como as obras estão caminhando no Maranhão. Quando ele vir que o trabalho aqui está adiantado, isso pode nos ajudar no sonho de ser uma das sub-sedes da Copa do Mundo de 2014″, explicou.
Segundo Max Barros, cerca de 300 homens trabalham simultaneamente na conclusão da reforma. O estádio deve ser entregue em agosto de 2012.
O Estádio Castelão poderá servir de apoio para a Copa do Mundo de 2014, como local de treino para seleções que vão participar da competição. A proposta foi apresentada pelo secretário de Estado de Infraestrutura, Max Barros, ao ministro do Turismo, Gastão Vieira, durante vistoria às obras do estádio na manhã desta quarta-feira (4). Após a conclusão dos trabalhos, o Castelão ficará no mesmo nível dos grandes estádios brasileiros em termo de conforto e segurança.

 (NEIDSON MOREIRA/OIMP/D.A PRESS)

“Convidamos o ministro para verificar as obras para que o estado do Maranhão possa fazer esse pleito, já que na época não foi possível fazer solicitação para São Luís ser sede da copa. Isso será muito bom para o nosso estado”, disse Max Barros. “Quando inaugurado o Castelão será um estádio todo modernizado e equipado para atender os padrões da FIFA e motivo de orgulho para os maranhenses”, complementou.

O ministro Gastão Vieira disse que vai convidar o ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, para conhecer o Castelão para que ele possa se unir ao esforço de trazer uma seleção que vai jogar em Fortaleza para ficar em São Luís e treinar no Estádio Castelão. “Vamos fazer o convite para que o ministro inclua uma vinda a São Luís quando for visitar os estádios de Manaus e de Fortaleza”, disse Gastão Vieira.

“O pleito não é fácil, mas não é impossível. Este é uma solicitação o que tem que ser feita junto aos países que vão jogar em Fortaleza e com a FIFA. Temos que mostrar que são apenas 50 minutos de vôo de São Luís para Fortaleza e que temos hotéis em condições de hospedar uma seleção, temos história, sol e praias para atrair os turistas que vão querer ver sua seleção”, destacou o ministro.

Obras

As obras de reforma do estádio estão andando em ritmo acelerado e a previsão é que, em maio, a parte de engenharia esteja concluída. O término dos trabalhos está previsto para agosto e a entrega oficial para setembro, como parte das comemorações dos 400 anos de São Luís. “Com isso, o Maranhão tem condições de pleitear junto a FIFA que seleções fiquem sediadas em São Luís, fazendo os preparativos para a Copa do Mundo”, reforçou Max Barros.
 “As novas cadeiras estão todas encomendadas, bem como o placar eletrônico. Os operários trabalham na limpeza das arquibancadas onde vão ser colocadas as cadeiras e na recuperação dos vestiários, que serão todos climatizados”, informou.

No projeto de reforma e modernização, elaborado pela Sinfra, o novo Castelão terá sua capacidade de público reduzida de 72 mil para 40 mil lugares, para atender às exigências de segurança da FIFA e da legislação brasileira e garantindo mais conforto para a torcida. Antes, o espaço destinado a um torcedor era de 30 cm, agora, ele deve ser de, no mínimo, 45 cm.

O projeto de reforma inclui a recuperação de vias de acesso, instalação de catracas eletrônicas, de 22 câmeras para CFTV, adaptação total aos portadores de necessidades especiais (inclusive nos banheiros), instalação de 12 cabines de rádio e quatro cabines de TV, todas climatizadas; dois centros de imprensa, uma sala de entrevista coletiva e moderno sistema de iluminação - com instalação de 75 novos holofotes na marquise e 70 nas duas torres -, atendendo às necessidades de iluminação para favorecer as transmissões de TV.

Também haverá substituição das subestações - serão duas de 1.250 KVA - para atender a capacidade elétrica projetada, e instalação de dois grupos geradores com autonomia de 60 minutos cada. A visita também contou com a participação do secretário de Relação Institucional, Rodrigo Comerciário e de engenheiros responsáveis pela obra.

Nenhum comentário: