quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

São Luís deve receber mais turistas no ano de seu quarto centenário


Um dos desafios de São Luís para as comemorações dos 400 anos de fundação da cidade é hospedar com qualidade os turistas esperados para as festividades

Yane Botelho
Da equipe de O Estado


Um dos desafios de São Luís para as comemorações dos 400 anos de fundação da cidade é hospedar com qualidade os turistas esperados para as festividades. Para acomodar os visitantes, a rede hoteleira deverá receber suporte de uma rede alternativa de hospedagem. Casas de aluguel por temporada e até motéis com estrutura adaptável serão transformados em acomodações.
Em 2012, ano em que comemora seus 400 anos de fundação, São Luís receberá grandes eventos que certamente deverão movimentar de forma decisiva a economia do estado. O movimento em hotéis de São Luís deve subir 7% este ano, em relação ao ano passado, por causa das comemorações do quarto centenário. Essa é a expectativa da Fundação São Luís Convention & Visitors Bureau. Segundo dados da entidade, em 2011, a média de ocupação foi de 85%. A estimativa é de que, neste ano, a ocupação seja mantida em 92%. Os cálculos foram feitos levando-se em consideração a realização de festas tradicionais, como Carnaval e São João, e outros pelo menos 50 eventos de médio e grande porte relacionados ao aniversário da cidade.
Para receber o fluxo de turistas que devem ser atraídos durante as comemorações dos 400 anos, a capacidade da rede hoteleira deverá ser incrementada. De acordo com o presidente do São Luís Convention & Visitors Bureau, Nan Souza, que também é secretário do Comitê Estadual do Quarto Centenário, uma rede alternativa de hospedagem está sendo montada.
Uma solução é estimular os moradores a alugar quartos por temporada. Outra opção para aumentar a capacidade de recebimento de turistas é transformar, pelo menos temporariamente, casas em hospedarias. Estruturas similares a hotéis, como motéis e pequenas pousadas, também deverão ser adaptadas para poder receber visitantes. "A cidade passará por muitos picos de superlotação. O fluxo de turistas deve ser mantido em alta por causa das festividades. Vários eventos comemorativos e científicos serão realizados. As expectativas de movimentação de visitantes são excelentes, mas a cidade deve estar preparada para o recebimento", explicou Nan Souza.
A cidade tem aproximadamente 35 hotéis de três a cinco estrelas e uma média de 40 pousadas, o que resulta em cerca de 8 mil leitos para hospedagem. Além dos estabelecimentos localizados no núcleo hoteleiro nas proximidades da orla marítima, há aqueles localizados na área central.
SBPC - A ocupação de leitos na cidade será grande em função do chamado turismo de negócios. Dezenas de encontros profissionais já estão programadas para ocorrer em São Luís este ano. Um dos destaques será a 64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Trata-se do maior evento científico da América Latina e Caribe. O encontro, que acontecerá no Campus do Bacanga da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) - de 22 a 27 de julho - reúne cientistas, professores e estudantes de todo país. O público esperado é superior a 30 mil visitantes.
A SBPC garantirá a ocupação de dezenas de hotéis e pousadas existentes na cidade. Faltando seis meses para a realização do encontro, em alguns locais não há mais reserva para o período em que ocorrerá o evento.

Nenhum comentário: