sábado, 26 de novembro de 2011

Caxias tem vagas para residência médica na rede municipal de saúde




Uma das grandes dificuldades dos estudantes que estão saindo do curso de Medicina é conseguir uma vaga para a residência médica, que é uma complementação dos estudos. Alguns costumam, antes mesmo de concluir o curso superior, buscar vaga para fazer a residência médica.
Com tantos profissionais novos no mercado de trabalho todos os anos, os formandos explicam que a concorrência é grande. Devido a isso, a Secretaria de Saúde de Caxias firmou parceria com o Ministério da Saúde para que os formandos possam fazer residência na rede pública de saúde. O projeto é denominado Pró-Residência Médica.
Por meio do cumprimento de todas as exigências que constam da Portaria Interministerial
nº 1.001, de 22 de outubro de 2009, a Secretaria de Saúde de Caxias, em parceria com a Universidade Estadual do Maranhão (Uema), encaminhou proposta para implantação da Pró-Residência em Caxias.
Depois de analisada a proposta, foi aprovada e já houve a publicação da Portaria Conjunta nº 8, de 26 de novembro de 2010, que aprovou a residência médica para Caxias nas áreas de Medicina de Família e Comunidade (quatro vagas), Ginecologia e Obstetrícia (quatro vagas) e Psiquiatria (quatro vagas).
No mês de dezembro, será lançado o edital para seleção dos residentes para Caxias, cujos cursos serão iniciados no dia 1º de março de 2012, conforme calendário nacional.

Mais


A Residência Médica foi instituída no Brasil em 1977 e, segundo o Ministério da Educação, se constitui uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, sob a forma de curso de especialização, funcionando em instituições de saúde, sob a orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional.

Nenhum comentário: