Kaysterly de Oliveira
Da equipe de O Estado
Cerca de 15 mil pessoas de diversos bairros de São Luís participaram da procissão da 19ª edição do Círio de Nazaré, com o tema Festa da Luz - Nossa Fé, Vida e Missão, que percorreu aproximadamente 12 quilômetros da Igreja de Nossa Senhora do Carmo, no Centro, até a Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré, no Cohatrac. A procissão teve início à meia-noite de sábado e a imagem da Virgem Maria parou por seis igrejas durante a romaria. O evento foi acompanhado por viaturas da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), da Polícia Militar do Estado do Maranhão e mais 115 homens contratados para fazer a segurança privada do evento. A procissão encerrou-se às 6h30, quando a multidão de fiéis lotou a Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré, com a missa dos romeiros.
O traslado da imagem de Nossa Senhora de Nazaré percorreu igrejas católicas nos bairros Monte Castelo, Alemanha, Anil, Cruzeiro do Anil, Cohab até chegar ao destino final, no Cohatrac. Em cada igreja foi realizada missa com duração de 15 minutos. Durante as paradas, mais fiéis se uniam à procissão. Na caminhada, dois trios elétricos fizeram a animação dos romeiros com músicas cristãs e orações. “Este é um dos momentos do Círio de Nazaré, no qual os fiéis prestam homenagem à Virgem Maria e também a Jesus Cristo. As pessoas participam porque têm fé e suas bênçãos são concedidas”, disse o pároco da Igreja de Nossa Senhora de Nazaré, no Cohatrac, padre Flávio Collins.
Entre os fiéis, o clima era de celebração, muitas histórias de fé e pagamento de promessas. Algumas pessoas realizaram o percurso descalças em agradecimento a uma bênção concedida. A vendedora Tânia Lima percorreu todo o caminho da romaria descalça e levou o filho Miguel Lima, de 1 ano, para participar também. Os dois pagaram a promessa que ela fez quando teve complicações no parto do filho. “Faço tudo sem reclamar, pois eu e meu filho não estaríamos aqui hoje se não fosse a bênção que recebi”, disse.
A costureira Maria dos Milagres Costa também caminhou sem os sapatos. Ela carragou em todo o percurso um terço nas mãos. O sacrifício não foi realizado em agradecimento por alguma promessa, mas somente pela celebração à Virgem Maria. “Participo da procissão há quatro anos e sempre andei descalça somente em celebração à Nossa Senhora de Nazaré. Para mim, virou tradição fazer o percurso desta forma”, explicou.
Devoção – A procissão do Círio de Nazaré contou com a participação de pessoas de todas as idades. Os jovens foram maioria na romaria. Grávida de quatro meses, Thaís Travassos percorreu todo o caminho com livros na cabeça, como forma de pagamento da promessa que fez para entrar na faculdade há cinco anos. “Prometi que se eu conseguisse pagar a minha faculdade, todos os anos eu participaria carregando livros na cabeça. E a cada ano eu diminuo a quantidade de livros. Este ano, pelo fato de estar grávida, meus amigos chegaram a pedir que eu não viesse, mas faltam somente dois meses para me formar, não poderia cumprir a promessa pela metade. Tenho sido abençoada”, disse.
A tradição de levar na romaria réplica de dádivas alcançadas também se manteve na 19ª edição do Círio de Nazaré. A doméstica Mirlete Pedrosa pagou uma promessa antiga. Ela mesma confeccionou com papelão a réplica de sua casa, e a carregou na cabeça durante a procissão. “Durante muitos anos, morei em lugares que não me pertenciam, e sempre tinha que pagar o aluguel ao fim do mês. Quando consegui me livrar das prestações, indo morar em minha própria casa, vi que o meu pedido tinha sido atendido e hoje, depois de muito tempo, cumpro com minha palavra. É a minha dívida sendo paga a Deus”, ressaltou.
Celebração cresce a cada ano
Em São Luís, a festa religiosa coincide com a data de realização do Círio de Nazaré em Belém, no Pará. Quando o evento completou 200 anos de prática na capital paraense, em 1992, foi que a imagem de Nossa Senhora de Nazaré começou a percorrer as capitais brasileiras em celebração aos dois séculos de existência. Aqui, ela chegou em 28 de junho do mesmo ano e visitou a Igreja do Cohatrac, dedicada à Nossa Senhora de Nazaré. Desde então, o Círio de Nossa Senhora de Nazaré é realizado em São Luís.
“Nos primeiros anos, a participação de fiéis era bem pequena, com cerca de 3 mil pessoas somente do bairro Cohatrac”, lembrou Hemetério Pereira, membro da Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré, e que participa do evento desde o primeiro ano de realização na capital maranhense.
O tradicional evento religioso ganhou grande repercussão com o passar dos anos. Já são quase duas décadas e católicos de todos os lugares de São Luís também aderiram ao evento. “As pessoas viram que a romaria era um bom momento para render graças e também pagar promessas. Hoje, virou tradição para os fiéis e está aumentando o público a cada ano, com fé, amor e grande devoção. Sinto-me satisfeito por não ter perdido nenhuma das edições do círio”, comentou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário