Da equipe de O Estado
As obras provisórias no saguão e áreas de embarque e desembarque do Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado serão concluídas até sexta-feira (15), segundo a Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero). O presidente nacional da empresa deverá vir a São Luís nesta semana, com previsão inicial para quinta-feira.
O superintendente da Infraero no Maranhão, Hildebrando Correia, informou que ainda nesta semana serão entregues as obras do saguão e da área de embarque. “Na área de embarque, está faltando apenas a adequação do piso para facilitar o acesso dos ônibus que fazem o transporte remoto dos passageiros. Muitos lojistas já se instalaram no local e apenas o serviço de caixas eletrônicos não está funcionando, mas a instalação deles depende apenas dos respectivos bancos”, disse.
Com uma área de 900m² e totalmente climatizado, o saguão também já está com suas instalações concluídas, com espaço para abrigar alguns lojistas e serviços diversos. “O anúncio oficial de inauguração das novas instalações deve ocorrer somente na semana que vem por causa dos trâmites burocráticos, pois as obras estão sendo entregues em tempo hábil”, afirmou Hildebrando Correia.
Na área de desembarque, foi criada uma via de acesso para os ônibus; o estacionamento foi ampliado; as esteiras estão montadas e a climatização está parcialmente pronta. “A climatização total ficará pronta em 30 dias, mas todo o restante da estrutura estará pronto na sexta-feira”, garantiu o superintendente.
Restaurante - Hildebrando Correia informou ainda que no segundo piso do prédio, onde hoje funciona a administração da Infraero, serão construídos um restaurante com capacidade superior a 90 pessoas e um terraço panorâmico com quase 170m², além de mais três pontos comerciais. “ São obras que demorarão um pouco mais, pois dependem de licitação”, disse.
Estava prevista para a quinta-feira a visita do presidente da estatal a São Luís para vistoriar pessoalmente a situação do terminal de passageiros do aeroporto. “Temos a certeza da vinda de Antônio Gustavo Matos do Vale, mas a data ainda não foi confirmada”, disse Hildebrando Correia. Matos do Vale poderá chegar depois da divulgação do laudo técnico do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) sobre as condições atuais do aeroporto. “Esse laudo deve ser liberado até o fim da semana. Até lá, não podemos fornecer qualquer prognóstico sobre os resultados”, finalizou Correia.
Mais
A interdição do terminal de passageiros foi feita em duas etapas: a primeira, parcial, no dia 19 de março; a segunda, total, no dia 24 de março. As obras completam 25 dias hoje. A reforma do novo terminal só deve ser concluída em 150 dias.

Nenhum comentário:
Postar um comentário