terça-feira, 12 de abril de 2011

Maranhão reúne condições ideais para cultivo da banana

 


Maranhão reúne condições ideais para cultivo da banana

Estudo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) aponta o Maranhão e mais nove estados em condições mais favoráveis para o plantio de banana. No caso maranhense, em que se estima produção de 108.625 toneladas na safra 2011, de acordo com o Zoneamento Agrícola, todos os 217 municípios estão aptos o ano inteiro para o cultivo da fruta.
Segundo informações da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a área plantada de banana no estado na
atual safra é de 10.490 hectares. A produtividade esperada é de 10.355 kg/hectare.
As principais regiões produtoras de banana no estado são os municípios de Santo Antonio dos Lopes, São Luiz Gonzaga do Maranhão, Lima Campos, Trizidela do Vale, Pedreiras, Barra do Corda, Estreito, Joselândia, Açailândia, Balsas e Grajaú. Além do Maranhão, os estados que apresentam melhores condições para o cultivo da banana no país, são Rio Grande do Sul, Acre, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraná, Rondônia, Espírito Santo e Piauí.
O estudo também informa os períodos de plantio ideais para a bananeira. Em terrenos onde há irrigação, o período recomendado é de 1º de janeiro a 31 de dezembro para todos os estados. Para o cultivo de sequeiro, onde a umidade é menor, as orientações são distintas para alguns estados.
A produção brasileira de banana (Musa spp) apresenta particular distribuição espacial, estando presente em todos os estados e ocupando, em alguns, elevada importância social e econômica. A bananeira planta tipicamente tropical, exige calor constante, precipitações bem distribuídas ao longo do ano e elevada umidade para o seu bom desenvolvimento e produção.
Rendimentos - A temperatura influi diretamente nos processos respiratório e fotossintético da planta. Para obtenção de altos rendimentos e melhor qualidade, são necessárias temperaturas altas e uniformes, com mínimas não inferiores a 18ºC e máximas não superiores a 34ºC. A faixa de temperatura ótima para o desenvolvimento das bananeiras comerciais é de 26 a 28ºC.
Para o bom desenvolvimento da cultura as precipitações pluviométricas devem ser superiores a 1.200 mm por ano com boa distribuição anual. As maiores produções estão associadas a uma precipitação total anual de 1.900 mm, bem distribuída no decorrer do ano.

Nenhum comentário: