terça-feira, 1 de março de 2011

Fotografias do Carnaval maranhense

enviar  enviar imprimir imprimir  

ampliar

Fotografias do Carnaval maranhense
 
Da equipe de O Estado

Em edição de luxo trilíngue, a obra “Carnavais do Brasil”, da fotógrafa franco-espanhola Catherine Krulik, publicada pela Grão Editora, reuniu imagens antológicas do Carnaval de São Luís. A obra, que mostra imagens de diversas brincadeiras carnavalescas do país, buscou captar a relação íntima que há entre o Carnaval, o misticismo e as tradições seculares no Brasil.
Catherine Krulik selecionou 10 imagens do Carnaval de São Luís para compor um total de 150 fotografias do Carnaval em suas múltiplas manifestações regionais. “Eu queria retratar a essência de uma das festas mais populares do mundo que, no Brasil, adquire uma grandiosidade e imponência únicas”, disse a fotógrafa durante o lançamento do seu livro na Livraria Cultura, em Recife (PE), ocorrido dia 24 de fevereiro.
A fotógrafa buscou, em cada uma das imagens, sintetizar o encantamento, a felicidade e a comoção que o Carnaval provoca nos foliões. A tradição colorida do Maranhão, a figura tradicional dos fofões, a mistura de etnias das quais se originou o povo maranhense, o resgate de elementos dos antigos carnavais no estado, como os corsos e as jardineiras. Tudo foi retratado em momentos de espontaneidade dos foliões, brincantes de escolas de sambas ou blocos tradicionais.
Mas Catherine não se limitou a fotografar apenas o Carnaval espetacular – feito para turista ver. Ela registrou a manifestação de raiz, do batuque dos grupos de tambor de crioula, a ligação entre o sagrado e o profano, como a louvação a São Benedito pelas coreiras no Maranhão, a relação entre a folia de Momo e as comidas típicas do estado. As fantasias dos brincantes, descritas no livro como “meio fantasmagóricas”, pela fotógrafa, também foram destacadas e comparadas a outras festas populares do país.
A tradição africana dos tambores de São Luís e a raiz indígena também foram captadas pelas lentes de Catherine Krulik. “O Brasil, essa salada étnica espalhada em um território imenso, produz inúmeros carnavais e o mais interessante é perceber a singularidade de cada um e ao mesmo tempo que eles traçam entre si uma linha unificadora incrível”, comentou.
A fotógrafa – Catherine Krulik é francesa, mas tem raízes espanhola e inglesa e está radicada no Brasil desde 1992. Viajante nata, ela formou-se em fotografia em Londres e participou de importantes festivais do gênero e diversas exposições individuais e coletivas na Inglaterra, França e no Brasil.
O material sobre o Carnaval brasileiro foi exposto em Paris, Vendome e Poitiers, na França e ganhou o prêmio FujiFilm Europress Awars France em 1999.
Mais - “Carnavais do Brasil”, de Catherine Krulik, editado pela Grão Editora, reúne 150 imagens antológicas das manifestações fundamentais do Carnaval brasileiro. Resultado de mais de uma década de pesquisa, ele perpassa pelos Carnavais de Recife, Olinda e Zona da Mata de Pernambuco, Rio de Janeiro, São Luís, Salvador e São Paulo. O trabalho de captação das imagens começou em 1995 na cidade mineira de Ouro Preto e ganhou corpo a partir de 1997 quando ela passou por Recife e Olinda.


Jock Dean

Nenhum comentário: