segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Itaqui já começou operar cargas de cimento importado pela Votorantim


Em mais uma nova oportunidade de negócio, o Grupo Votorantim iniciou a importação de cimento pelo Porto do Itaqui. A empresa, que já anunciou a instalação de fábrica de cimento na capital maranhense, detém mais de 40% do mercado nacional na produção desse item básico da construção civil com mais de 20 milhões de toneladas produzidas em 2009 e está presente em todas as regiões do país.

A carga de cimento é importada do Vietnã e irá abastecer não apenas o mercado maranhense - o que pode contribuir para gerar maior competitividade e redução do preço do produto - mas também visa os demais estados do Nordeste.
Outro fator que irá influenciar no preço de mercado é que o cimento que chega ao estado costuma vir de navio através do Porto de Pecém, no Ceará, e depois seguir via rodoviária até o Maranhão. A utilização desse modal encarece o preço final do produto.

O descarregamento de cimento importado pela Votorantim, que também atua em ramos diversos da economia como papel e celulose, agroindústria, finanças e energia, iniciou no dia 29 de novembro com o descarregamento de 23.060 toneladas de cimento. Há um outro navio fundeado previsto para atracar no dia 31 de dezembro, com 23.000 toneladas. A movimentação de cimento no Itaqui diversifica a lista de produtos operados no porto maranhense e inaugura novas possibilidades para outros operadores interessados.

Estatísticas

De acordo com o Sindicato Nacional da Indústria de Cimento (SNIC), o Nordeste consumiu até agosto deste ano 7,7 milhões de toneladas de cimento. O Maranhão foi responsável por 866 mil toneladas, ficando atrás apenas da Bahia, (2,1 milhão), Pernambuco (1,4 milhão) e Ceará (1,1 milhão). Em 2009, essa conta fechou o ano com 10,1 milhões de toneladas consumidas no Nordeste e 1,1 milhão de toneladas no Maranhão.

Apesar do alto consumo, o estado produziu no mesmo período apenas 38 mil toneladas de cimento. Em todo o Nordeste foram fabricadas 986 mil toneladas. A Votorantim é a empresa que mais produz e distribui em todas as regiões, sendo responsável por mais de 40% da produção nacional, que ultrapassou os 51 milhões de toneladas/ano.

Nenhum comentário: