quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Aeronave Rosa e Azul em São Luís


Thamirys D'Eça
Da equipe de O Estado
 
No início da tarde de ontem, cerca de 80 passageiros que embarcaram em São Luís com destino a Belo Horizonte (MG) no avião da companhia aérea Azul, tiveram uma viagem diferente. O motivo é a campanha que a empresa está realizando em parceria com a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama) e a Embraer de luta contra o câncer de mama. A viagem foi feita pela nave batizada de Rosa e Azul, que é a única de cor rosa na parte externa e no uniforme da tripulação, composta unicamente por mulheres.

Antes de chegar a São Luís, a nave passou pelas cidades do Rio de Janeiro, Campinas, Salvador, Recife e Fortaleza. "A campanha acontece em vários lugares. Está acontecendo em todas as cidades em que a Azul opera. Fazemos trabalho de conscientização, como a
entrega de panfletos explicativos", explicou o gerente da companhia Azul no Maranhão, João Marcelo Diniz Viégas.

É a primeira vez que a aeronave desembarca em São Luís e a estimativa é que só retorne no mês de março. Para o superintendente da Empresa Brasileira de Infraestrutura
Aeroportuária (Infraero), Hildebrando Coelho Correia, receber a visita do avião e da tripulação especial no aeroporto Marechal Cunha Machado, em São Luís, incentiva o andamento da campanha. "A campanha é em nível nacional e a Infraero, em todos os lugares, está apoiando. O êxito é da companhia e em tudo que pudermos apoiar essa causa, faremos", contou.

A campanha foi apoiada ainda pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). "Essa campanha demonstra que a sociedade está começando a ficar alerta. É importante esse tipo de ação, pois o câncer de mama é o segundo caso de incidência de câncer. Perde apenas para o câncer de colo de útero.

A SES está fazendo também a sua parte com implantação de programas e construção de hospitais de alta complexidade", relatou Luís Henrique Bacelar, assessor especial da SES.

A necessidade de conscientização no Maranhão foi reiterada pela mastologista e ginecologista Maria Bethânia Cheir, que também acompanhou o andamento da campanha. "Precisamos controlar os casos no MaranhãoA estimativa que temos é de que são identificados cerca de 390 casos anualmente aqui", informou.


Para simbolizar a empreitada, a Azul e a Embraer pintaram um jato com a cor rosa, que representa a luta contra o câncer de mama. A aeronave batizada Rosa e Azul fará parte da empresa por três anos, com tripulação totalmente feminina, composta por comandante,
co-piloto e quatro comissárias de bordo, para representar a ação, usam roupas cor-de-rosa durante a viagem.

A capitã na aeronave, Maria Medeiros, disse que a receptividade do público é boa. "Os passageiros se envolvem. Já participaram pelo menos umas 4 mil pessoas na última semana. As palestras também são bem aceitas", afirmou.

Nenhum comentário: