Foi inaugurado ontem o primeiro Banco de Tumores e DNA do Maranhão (BTMA), do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O serviço vai coletar e armazenar órgãos e tecidos humanos para pesquisa e mapeamento do câncer. O banco é o primeiro do Nordeste e faz parte dos cinco existentes no país que fazem parte da Rede Brasileira de Banco de Tumores originado pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca). A unidade física está localizada na Rua Coelho Neto, 311, Centro, próximo ao Hospital Universitário.
Estiveram presentes à cerimônia de inauguração o reitor da UFMA, Natalino Salgado; o secretário de Estado da Saúde, José Márcio Leite; o secretário Municipal de Saúde, Gutemberg Araújo; o coordenador do Banco Nacional de Tumores, Cláudio Gustavo Stefanoff; a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Materno-Infantil (PPGSMIN), Maria Bethânia da Costa Chein; o coordenador do Laboratório do Banco de Tumores do Maranhão, João Victor Leal Salgado; e a coordenadora do BTMA, Luciane Maria Oliveira Brito.
O local tem 210m², sendo 184m² de área construída. Até agora, já foram gastos R$ 100 mil, recursos vindos dos governo federal e estadual, por meio de projetos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), UFMA e Instituto Nacional de Câncer (Inca). Além do laboratório de armazenamento, no Banco vão funcionar o laboratório do PPGSMIN, responsável pelo projeto; e do laboratório de biologia molecular.
Inicialmente, o banco vai recolher amostras de tecidos de câncer de tireóide e colo uterino. De acordo com Lucilene Brito, esses são os tipos de câncer com maior incidência no Maranhão. "Trabalharemos primeiramente com esses tipos de tumores. Numa terceira etapa, iniciaremos o armazenamento de outros tecidos", explicou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário