domingo, 3 de outubro de 2010

Terreno para a refinaria já está sendo preparado


O consórcio de empresas vencedor da licitação realizada pela Petrobras deu início, no dia 23 de setembro, às atividades de terraplenagem do terreno onde será construída a Refinaria Premium I, no município de Bacabeira. Será terraplenada uma área de 1.000 hectares em 18 meses. Porém, o contrato com a Petrobras, no valor de R$ 711 milhões, tem prazo de 960 dias para as obras da terraplenagem, drenagem e obras de acesso da Refinaria Premium I.

O contrato visa preparar a área da refinaria para receber as unidades de processamento principais, auxiliares e de utilidades. No pico da terraplenagem, a previsão é de 3.000 a 3.500 trabalhadores no canteiro de obras. Hoje, cerca de 80 pessoas estão trabalhando no local.

Atualmente, já estão sendo utilizados 15 equipamentos nos trabalhos, tais como tratores, carregadeiras, caminhões basculantes, escavadeiras, entre outros. Neste fim de semana, mais seis equipamentos chegariam ao canteiro de obras, número que aumentará até o fim do ano.

Com base em uma avaliação preliminar, estima-se que no pico da terraplenagem – o que deverá acontecer de agosto a novembro de 2011 a agosto e dezembro de 2012 –, sejam utilizados cerca de 900 equipamentos. Todo o serviço será realizado por etapas. Inicialmente, está ocorrendo na área onde serão instaladas as unidades de processamento da Refinaria Premium I.

Os serviços de terraplenagem estão sendo realizados pelo consórcio vencedor da licitação, formado pelas empresas Galvão, Serveng e Fidens, que também será responsável pelas obras de drenagem e vias de acesso. Cerca de 32 milhões de metros cúbicos de terra serão removidos. Estima-se ainda a utilização de 122 mil metros cúbicos de concreto e 3.600 toneladas de pré-moldados, além de 6,1 mil toneladas de armações de aço.

De acordo com o cronograma de obras estabelecido pela Petrobras, a Refinaria Premium I terá a primeira fase concluída no fim de 2014, com capacidade inicial de processar 300 mil barris por dia de petróleo. Em uma segunda fase, prevista para o fim de 2016, a planta elevará sua capacidade de produção para 600 mil barris por dia.

Mais

- A Refinaria Premium será construída numa área de 20 km² no município de Bacabeira.

- O processamento de petróleo na refinaria maranhense resultará na produção de derivados de alta qualidade, como óleo diesel, querosene de aviação (QAV), nafta petroquímica, gás liquefeito de petróleo (GLP), bunker (combustível para navios) e coque.
- A maior parte (50%) do refino de petróleo na refinaria será destinada à produção de diesel de elevada qualidade e baixíssimo teor de enxofre (10 partes por milhão) para exportação ao mercado europeu.
- Tanto o diesel como os demais produtos serão escoados por meio de uma rede de dutos, numa extensão de 60 km, de Bacabeira até o Porto do Itaqui, em São Luís.

Mais
Área terraplanada: 1.000 hectares

Corte, carga, transporte de terra: 32 milhões de metros cúbicos
Aterro compactado: 22 milhões de metros cúbicos

Areia importada para drenos: 130 mil metros cúbicos

Cal hidratada: 371 mil toneladas

Concreto: 122 mil metros cúbicos

Pré-moldados: 3.600 toneladas

Aço (armação): 6.100 toneladas

Canais: 25 km

Mão-de-obra no pico: 3.000 a 3.500 pessoas

Nenhum comentário: