Empreendimento no Maranhão é resultado de acordo entre Brasil e Ucrânia.
Licença de instalação foi assinada pelo presidente do instituto.
Do G1, em São Paulo
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) anunciou em seu site nesta segunda-feira (6) ter autorizado a implantação do Complexo Terrestre Cyclone IV, uma base de lançamento de veículos espaciais que inclui as estruturas dos complexos técnico e de lançamento, do posto de comando e da área de armazenamento de combustível.
A plataforma é empreendimento do Brasil e da Ucrânia, e vai ficar no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão.
A licença de instalação foi assinada nesta segunda pelo presidente do Ibama, Abelardo Bayma. Segundo o instituto, trata-se da segunda fase do processo de licenciamento ambiental iniciado em 2009, com audiências públicas que antecederam a licença prévia.
Ministro da Ciência e Tecnologia visita obras no CLA no MA
Ministro da Ciência e Tecnologia visita obras no CLA no MA
O ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, visitará, no dia 9 de setembro, as obras da nova Torre Móvel de Integração (TMI), a nova Sala de Controle do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) e, também, lançará a Pedra Fundamental das obras de construção do sítio de lançamento da Binacional Alcântara Cyclone Space (Brasil-Ucrânia). O evento ocorrerá no município de Alcântara (MA) e começará às 11h. Estarão presentes no evento o presidente da Agência Espacial Brasileira, Carlos Ganem, e os diretores gerais da ACS, Roberto Amaral, e Oleksandr Serdyuk.
TMI - A nova Torre Móvel de Integração será entregue em dezembro deste ano. O obra foi orçada em 44,1 milhões e tem 12 metros de comprimento, 10 metros de largura e 34 metros de altura. A TMI tem moderno sistema de controle, o que proporcionará sua operação de forma remota; um túnel de escape (saída de emergência), totalmente isolado e com ar pressurizado, para evitar a entrada de gases, o que permitirá uma evacuação rápida das pessoas para um local seguro e afastado da zona de risco em caso de emergência. A estrutura conta, ainda, com um sistema de carregamento de propelente líquido, com mesa de lançamento, com torre de umbilicais, além dos subsistemas de climatização e ar comprimido, elétrico, de controle, de proteção contra descargas atmosféricas e de detecção e combate a incêndios. A nova Torre Móvel de Integração será uma das plataformas mais modernas do mundo para veículos espaciais do porte do VLS .Com o término dos trabalhos de construção e montagem, começarão os testes funcionais com a utilização de um mock-up (maquete em escala real) do VLS. Para a primeira utilização da TMI serão necessários cerca de seis meses para formação, capacitação e treinamento das equipes.
Sala de Controle e Casamata – A Sala de Controle (CCT) do Centro de Lançamento de Alcântara foi modernizada para atender as demandas dos novos tempos e, principalmente, os requisitos para o lançamento do Cyclone- 4. As atividades de implantação do novo CCT começaram em 2009, e incluíram, também, a modernização do Centro de Controle Avançado (Casamata) e mais 21 posições operacionais distribuídas pelo CLA, como radares, telemetria, tratamento de dados, meteorologia, subestações de energia, central telefônica, central elétrica, sistemas de comunicação por microondas , telecomando, prédios operacionais do Setor de Preparação e Lançamento, portarias, bombeiros, casa de apoio, etc). Estão incluídos, ainda, na modernização a sala de segurança de voo, a sala de segurança de superfície, o auditório do CCT (ampliado de cinquenta para setenta posições), a sala data center, sala de gerenciamento de crise e sala de chaveamento. As obras custaram R$ 22,3 milhões.
ACS - As obras do sítio de lançamento da ACS devem ter início ainda em 2010. Atualmente, trabalha-se intensamente na supressão vegetal do terreno que abrigará o complexo espacial: uma área de quase 500 hectares do município alcantarense. A expectativa da binacional é lançar o primeiro foguete Cyclone-4 em fevereiro de 2012. (AEB)
Nenhum comentário:
Postar um comentário