domingo, 5 de setembro de 2010

Escutec e Opinare confirmam vitória de Roseana Sarney no primeiro turno

Roseana lidera com 48,7%

Jackson Lago tem 25,7%

Flávio Dino 15,7%


Roseana lidera com 48,7% das intenções de voto. Jackson Lago tem 25,7% e Flávio Dino 15,7%

A candidata do PMDB, Roseana Sarney, continua liderando com folga a disputa pelo Governo do Maranhão, segundo a nova rodada da pesquisa Escutec/O Estado, divulgada ontem. De acordo com o levantamento, ela agora tem 48,7% das intenções de voto, 23 pontos percentuais à frente do segundo colocado, Jackson Lago (PDT), que também se consolida nessa posição, com 10 pontos à frente de Flávio Dino (PCdoB), que obteve 15,7%.

Saulo Arcangeli (PSOL) teve 1%. Todos os demais candidatos – Marcos Silva (PSTU) e Josivaldo Corrêa (PCB) - mantiveram-se com índices abaixo de 1%. O número de indecisos nesta rodada é de 6,9%. Outros 1,2% disseram votar nulo ou em branco.

Ainda de acordo com os números Escutec, a eleição no Maranhão se mantém absolutamente estabilizada, com os candidatos variando apenas dentro da margem de erro, que é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. Para o diretor do instituto, jornalista Fernando Júnior, isto é absolutamente normal dentro de uma campanha sem fatos que justifiquem oscilações mais significativas. Ele, no entanto, considerado positivo o viés de Roseana. “Ao observar os dados por município, percebe-se claramente a oscilação para cima”, explicou.

Na comparação com as outras duas pesquisas já divulgadas pelo Instituto Escutec, a candidata do PMDB mantêm-se oscilando dentro da margem de erro – 50,4% em julho, 49,6% em agosto e 48,7% em setembro.

Tanto Flávio Dino quanto Jackson Lago oscilaram de forma mais drástica. O candidato comunista tinha 16,8% em julho; foi para 18,2% em agosto e voltou para 15,7% em setembro, uma queda de 2,5%, a maior dentre os principais concorrentes. Jackson Lago, por sua vez, tinha 25,8%; caiu para 23,7% e agora voltou ao patamar inicial, de 25,7%, o que leva à análise de que os dois tiram votos um do outro a cada movimentação.

A pesquisa Escutec/O Estado ouviu 1043 eleitores em todo o Maranhão, entre os dias 1º e 3 de setembro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número 32231/2010 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 27342/2010.

Candidata lidera na ilha de São Luís

A governadora Roseana Sarney parece consolidada na preferência do eleitor da Grande São Luís, segundo pesquisa Escutec/O Estado. Ela tem agora 43,5% das intenções de voto na região, bem à frente de Flávio Dino, que perdeu pontos acima da margem de erro e agora aparece com 26,3%. O ex-governador e ex-prefeito da capital, Jackson Lago, tem 11,8% dos eleitores da região metropolitana. Os demais candidatos aparecem com índices inferiores a 1% nos municípios da ilha, que registra ainda 13,4% de indecisos e 2,2% de eleitores que pretendem votar nulo ou branco.

O Escutec considera Grande São Luís a região que envolve os municípios de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa.

Um dado da pesquisa Escutec/O Estado pode explicar a preferência consolidada pela governadora tanto no estado quanto na região metropolitana. O instituto fez a seguinte pergunta ao eleitor: “Como o Sr. Diria que se sente em relação à vida que está levando hoje?”. Nada menos que 85,2% dos entrevistados responderam estar “Satisfeito” ou “Muito satisfeito”, enquanto apenas 14,6% disseram estar “Insatisfeito” ou “Muito Insatisfeito”.

Esta satisfação se dá em todas as classes sociais e em todas as regiões do estado. Supera os 80% entre os eleitores de nível superior e passa de 85% dos eleitores que ganham mais de três salários mínimos. Este índice de satisfação beira os 90% entre os eleitores da Grande São Luís.

Se o maranhense está satisfeito com a vida que leva, qual seria, então, a avaliação dele em relação ao governo Roseana? O Escutec quis saber e encontrou o seguinte resultado: para 65,2% dos entrevistados, o atual governo é Bom ou Ótimo. Apenas 15% consideram péssimo o governo Roseana. A avaliação positiva de Roseana é de 60% na Grande São Luís.
Os relatórios mostram ainda que para 60,5% dos eleitores maranhenses, Roseana Sarney vencerá as eleições de outubro, independente de quem eles escolherão para governador. Os dados Escutec, portanto, dão o retrato acabado da disputa pelo governo do Maranhão.
 
De acordo com os números do Instituto Opinare, contratado pela Rádio Educadora, Roseana teria, hoje, 42%; Jackson Lago 24%; e Flávio Dino 14%. 11% ainda estão indecisos.

Na simulação espontânea, quando o entrevistado aponta seu candidato sem ter acesso a uma lista com possíveis candidatos, Roseana tem 39%; Jackson Lago 19%; e Flávio Dino 12%. Ainda não espontânea, 22% não sabe ainda em quem votar, e 4% para votos brancos e nulos.

Para senador, conforme pesquisa da Opinare, Lobão tem 20%; João Alberto 17%; e Zé Reinaldo 6,8.% Ainda não sabem em quem votar para senador 35%; e 7,9% para votos brancos ou nulos.

Nenhum comentário: