Acontece hoje, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Maranhão (OAB), o pré-lançamento da campanha "Movimento Nossa São Luís", uma iniciativa do Observatório Social de São Luís, entidade ligada ao Instituto de Cidadania Empresarial (ICE) do Maranhão. O projeto visa despertar na população o debate em torno dos desafios que a capital enfrenta, principalmente no que diz respeito à infra-estrutura, saúde, educação, economia, assistência social, gestão pública, cultura, acesso à Justiça e segurança pública. O Sistema Mirante (TV Mirante, jornal O Estado e as rádios Mirante AM e FM) apóia a campanha.
O projeto incentiva a discussão sobre o papel de cada ator social na construção de uma cidade melhor, mais justa e igualitária. A idéia é incentivar uma cultura cidadã à população de São Luís.
De acordo com o coordenador do Observatório Social de São Luís, Daniel Madorra, o lançamento da campanha acontece de domingo, 29, a 8 de setembro - data de aniversário da cidade -, com a divulgação de anúncios e de pautas jornalísticas nos meios de comunicação. "A campanha foi executada pela Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap), seccional Maranhão. Sete agências locais cederam, cada uma, um profissional e montaram uma agência observatório social", disse.
A campanha, cujo slogan é "Minha São Luís, Nossa São Luís - abrace esse movimento", incentiva a discussão sobre novas formas de se valorizar a cidade de São Luís e de mobilizar a população local.
Estímulo - Outros objetivos da campanha são: estimular mudanças de comportamento nos cidadãos, com relação à sua cidade, promover o debate sobre os principais desafios do Município e os modos de resolvê-los, assim como incentivar a iniciativa conjunta na resolução de problemas sociais e dificuldades urbanas. "As ações são construídas conjuntamente. Queremos contribuir e transformar as ações do poder público em sistêmicas, pensando em uma agenda de cidade", afirmou.
Segundo o coordenador do projeto, o grande desafio para a campanha será equilibrar os três pilares da sociedade. Durante a campanha, serão veiculados VTs na televisão, spots, anúncios de jornais, backbus ou outdoors. A ABAP fez esse trabalho de maneira filantrópica, como entidade integrante do ICE do Maranhão. A intenção do Observatório Social de São Luís também é que a campanha seja ampliada para as redes sociais como Facebook, Orkut, blogs e microblogs (Twitter).
Madorra informou que a organização pretende desenvolver a campanha em várias fases. Após o primeiro momento de divulgação, serão realizadas reuniões com diversos representantes da sociedade civil, organizações de entidades não-governamentais, Município, líderes comunitários e empresários, quando devem acontecer as discussões e propostas para a cidade. "Precisamos pensar em uma São Luís sustentável", alertou.
Mais
O Observatório Social de São Luís trabalha com pesquisa e levantamento de dados, entre os quais destaca-se a Plataforma de Cidade Sustentável, material constituído pela Rede por Cidades Justas Sustentáveis, composta por 40 cidades do Brasil e por outras 30 da América Latina. A plataforma apresenta práticas de sustentabilidade urbana desenvolvidas em todo o mundo.
Veja a reportagem e um vídeo muito interessante sobre este movimento http://imirante.globo.com/noticias/2010/08/26/pagina251864.shtml
Veja a reportagem e um vídeo muito interessante sobre este movimento http://imirante.globo.com/noticias/2010/08/26/pagina251864.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário