Numa sabatina que durou uma hora pelo jornal oposicionista O Imparcial, a candidata a reeleição ao governo do estado, Roseana Sarney, mostrou amadurecimento politico e sobretudo esclareceu de forma satisfatória todos os pontos abordados por seus interlocutores.
Ao ser indagada sobre o dinheiro transferido dos cofres do estado para as contas das prefeituras comandadas por aliados do ex-governador Jackson Lago no apagar das luzes da cassação, ela esclareceu que está negociando com alguns prefeitos e citou o exemplo do prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, e que juntos eles têm conseguido realizar obras importantes no município. O povo de Imperatriz e de toda a região tocantina já reconhece os benefícios dessa parceria e a cada dia cresce mais o apoio deles a reeleição de Roseana.
Esclareceu que o montante transferido para a Prefeitura de São Luís foi de apenas R$ 78mi e não R$ 150mi como dizem seus adversários políticos, afirma também que já procurou o prefeito João Castelo para tentar um acordo, mas que não obteve uma resposta satisfatória do prefeito de São Luís, que tenta desviar esses recursos para outras obras e não para as que foram previamente destinadas, segundo consta em estudo entregue a ela pelo próprio prefeito. Roseana chegou a propor uma parceria no prolongamento da avenida Litorânea e até mesmo adicionar mais recursos, desde que fossem construídos realmente os viadutos, o prolongamento propriamente dito da Litorânea e que fossem dados os devidos créditos também ao governo estadual, ao que parece, não foi aceito pelo prefeito João Castelo. Lembrou também que sempre foi sua preocupação resolver o caos do trânsito de São Luís e por isso construiu vários viadutos na cidade, por isso o seu interesse em participar e apoiar projetos como este.
A governadora deixou transparecer que não é interessante que uma obra construída com recursos oriundos do governo estadual deixe o estado de lado e ainda tente fazer com que ele saia como vilão, quando na verdade é a vítima.
A governadora deixou transparecer que não é interessante que uma obra construída com recursos oriundos do governo estadual deixe o estado de lado e ainda tente fazer com que ele saia como vilão, quando na verdade é a vítima.
Conheça aqui detalhes do projeto de prolongamento da avenida Litorânea http://imirante.globo.com/noticias/2010/08/24/pagina251582.shtml
Economia e crescimento - No início, os questionamentos giraram em torno de como a candidata preparará o Maranhão para os investimentos que estão chegando, visando a geração de emprego e renda. “Primeiro, quero dizer que as empresas, assim como a Refinaria de Petróleo, a Suzano Celulose, chegaram ao estado porque os empresários e o governo federal começaram a acreditar no governo do Maranhão”, ressaltou.
Para a candidata, o grande desafio será oferecer aos jovens e trabalhadores oportunidade de se qualificarem e se profissionalizarem, a fim de estarem preparados para assumir os novos postos de trabalho. “Teremos que contar com a ajuda da sociedade civil. Da nossa parte buscaremos parcerias com o Sesi (Serviço Social da Indústria), Sesc (Serviço Social do Comércio) e Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) para fomentar cursos técnicos.
Tempo integral - Conforme adiantou a candidata, a educação passará por profundas transformações. Roseana detalhou que entregará fardamento aos estudantes da rede estadual e implantará a escola de tempo integral, para que o aluno possa aproveitar melhor o aprendizado. “Será uma verdadeira revolução na qual os professores também passarão por qualificação. Começa aí a revolução que garantirá mão de obra qualificada e profissionalizada”, assegurou.
Roseana lembrou ainda que, quando senadora e líder do presidente Lula no Congresso Nacional, trouxe para o Maranhão 13 escolas técnicas. Ela frisou que ficou ausente por sete anos do Executivo estadual e que num período de um ano e quatro meses já realizou, por exemplo, concurso público para cinco mil professores.
Água limpa e qualidade de vida - Saneamento básico, construção e melhoria de residências para a população carente fazem parte da plataforma de seu governo. “No Programa Minha Casa Minha Vida já estamos buscando a resolução desse problema construindo fossas e, assim, promovendo assim melhor qualidade de vida”, completou.
Roseana afirmou que a desconcentração de renda será feita por intermédio do programas sociais e de fomento de implantação de empresas. Ela destacou o Pró-Maranhão, que dá incentivos às fábricas que queiram se instalar no interior do estado.
A governadora Roseana declarou que investirá na área de agricultura nos municípios ao intensificar a assistência técnica rural no interior do estado. Também vai garantir acesso ao crédito rural e ajudar na comercialização dos produtos do pequeno produtor rural. “As prefeituras poderão, inclusive, aproveitar os frutos da produção da agricultura familiar na merenda escolar”, exemplificou.
A peemedebista disse estar preocupada com o trânsito de São Luís e que determinou estudo de identificação do problema na capital. “São Luís está prestes a completar 400 anos e a ajudaremos, para melhorar a trafegabilidade de veículos na cidade e a vida do cidadão”, afirmou Roseana.
Questionada por um internauta sobre como ficará o meio-ambiente no seu governo, Roseana assegurou que combaterá a poluição nos rios, mananciais e que avançará no zoneamento econômico e ecológico, além de defender a criação do Parque Ambiental em São Luís.
Hospitais prontos - A candidata voltou a garantir que os 72 hospitais serão entregues à população maranhense até o final do ano. Um dos motivos para que a maioria não tenha sido entregue se deve ao período eleitoral, que impede a realização de concursos públicos e a efetivação de profissionais. “Visitei alguns municípios e verifiquei que todos estão quase prontos, mas garanto que ficarão concluídos até o fim deste ano”.
Em relação ao Turismo, a candidata lembrou que defendeu a necessidade de o município de Barreirinhas ser o portal de entrada para o Delta do Parnaíba, mas falou que mesmo com a crise econômica mundial São Luís e os seus pólos (que ela criou com o Plano Maior em seu governo), continuam como fortes atrativos no Brasil.
Falou também da ampliação do aeroporto de São Luís e o motivo de aeroportos de grandes cidades maranhenses estarem interditados pela Anac devido ao descaso de governos anteriores mas que já está tomando providências para fazer funcionar os aeroportos de Bacabal, Santa Inês, Carolina, Balsas, Barreirinhas, etc.
Falou também da ampliação do aeroporto de São Luís e o motivo de aeroportos de grandes cidades maranhenses estarem interditados pela Anac devido ao descaso de governos anteriores mas que já está tomando providências para fazer funcionar os aeroportos de Bacabal, Santa Inês, Carolina, Balsas, Barreirinhas, etc.
Ela ressaltou ainda que a Segurança Pública voltou ao eixo em seu governo, dando como exemplo de combate ao crime da sua administração o rouba das armas da Polícia Militar, cuja quadrilha já está presa, mostrando assim um policia com ação eficaz. “No meu primeiro mandato desbaratamos a maior quadrilha do país (se referindo ao roubo cargas) e obtivemos o menor índice de violência do Brasil”, enumerou aos presentes.
Assista a sabatina na íntegra e conheça o outro lado da história
http://www.oimparcial.com.br/tv.php?id=25058
Nenhum comentário:
Postar um comentário