Referência para o serviço público estadual, o Hospital Carlos Macieira (HCM) realizou cirurgia inédita na rede pública de saúde do Maranhão. Trata-se do procedimento conhecido como palidotomia estereotáxica, indicado para a melhoria dos sintomas relacionados à Doença de Parkinson. Submetidas à operação há mais de 15 dias, as duas pacientes do HCM continuam em processo de franca recuperação.
Com quase 90 cirurgias semelhantes realizadas em 12 anos de especialização, o neurocirurgião José Roberto Guimarães, do HCM, chefiou a equipe médica responsável pelas intervenções cirúrgicas. Segundo ele, não há registro de nenhum outro hospital público no Norte e Nordeste realizando este tipo de procedimento. "A minha experiência na realização da palidotomia estereotáxica é feita mais em hospitais da rede privada. Por isso, fico muito feliz de ter coordenado esse trabalho no Hospital dos Servidores", relatou o médico.
Doença - O neurocirurgião fez questão de ressaltar que a doença de Parkinson ainda não tem cura e que os tratamentos, incluindo as intervenções cirúrgicas, somente aliviam os sintomas, precisando muitas vezes ser repetidos, após nova avaliação médica. Ainda segundo ele, existem 30 pessoas no estado aguardando na fila para serem submetidas à operação.
"Atualmente, os diretores do hospital estão se empenhando para disponibilizar a palidotomia quando existe a indicação aqui no Hospital dos Servidores. Assim que a reforma terminar e o HCM for transformado em referência para alta complexidade no estado, este tipo de cirurgia deverá fazer parte do elenco de procedimentos de rotina", destacou Roberto Guimarães.
Nenhum comentário:
Postar um comentário