domingo, 11 de julho de 2010

PAC Rio Anil tem avaliação positiva do Ministério das Cidades


Os avanços, ajustes e redimensionamentos do Projeto PAC Rio Anil, executado pela Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), em São Luís, foram avaliados positivamente pelo Ministério das Cidades. Com 45% das obras executadas, a ação realizada em parceria com o Governo Federal, beneficiará cerca de 24 mil famílias maranhenses.

A avaliação foi feita em reunião, na semana passada, no Palácio dos Leões, com a presença de representantes dos agentes financiadores e da comissão executiva da Casa Civil do Governo do Estado. Entre os presentes, o coordenador das Obras do PAC Habitacional, do Ministério das Cidades, Antonio Rafael; o secretário de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano, Filuca Mendes; a secretária chefe da Casa Civil, Olga Simão; a gerente da Gerência de Desenvolvimento Urbano (Gidur) da Caixa, Flávia Alexandrina Moreira, e técnicos da Secid.

Para o coordenador das Obras do PAC Habitacional, do Ministério das Cidades, Antonio Rafael, as adequações feitas pela Secid ao projeto original garantem melhorias à população beneficiada. “As mudanças realizadas no projeto foram comprovadamente positivas e tendem a proporcionar um melhor resultado”, ressaltou.

“O governo mostrou que o projeto tem avançado significativamente. Daí o balanço positivo”, destacou Filuca Mendes. Entre os avanços apontados está a finalização de conjunto habitacional no bairro Monte Castelo, com 224 apartamentos, sendo que 120 deverão ser entregues em 60 dias. “A obra está em fase final de acabamento”, garantiu o engenheiro Marcos Galvão, gestor do PAC Rio Anil.


Residenciais - O secretário Filuca Mendes destacou também a construção de residenciais na Fé em Deus (com 320 apartamentos e previsão de entrega para dezembro deste ano) e no Diamante (128 apartamentos, com obras iniciadas neste mês de julho).

Outro saldo positivo foi a conclusão de duas mil melhorias em unidades habitacionais já existentes nos Bairros Alemanha, Vila Palmeira, Barreto e Liberdade. No orçamento, obras nas fachadas, telhado, piso e banheiros das comunidades.

Além desses, Filuca Mendes citou os serviços de reforma e ampliação do Teatro Padre Haroldo, na Liberdade, previstos para serem entregues em novembro deste ano. Também nesse bairro, ele destacou a realização de cadastro de 800 residências para emissão de Títulos de Regularização Fundiária, a serem entregues mês que vem. Serão 13 mil em toda a São Luís.


Avenida - Um dos ajustes destacados por Mendes foi a mudança no projeto da avenida que margeia o rio Anil. Para melhorar a fluidez do trânsito, a via ganhará um elevado nas proximidades da Avenida dos Franceses e uma rotatória em área abaixo da Ponte Bandeira Tribuzi.

Mendes frisou ainda que o governo trabalha com base em instrumentos de participação popular. “A comunidade é envolvida, participa, dando transparência e visibilidade às ações e a todo o processo. O PAC Rio Anil não é apenas um projeto de engenharia e sim um projeto de transformação social”, afirmou.

E a população da área aprova o que vem sendo realizado. Contemplada com melhorias em sua casa no bairro Alemanha, Kelliane Regina disse estar feliz por receber o benefício. “Vou poder reformar meu banheiro e rebocar minha casa. Com o salário que ganho, não dava para fazer a obra”, disse.

O presidente do Conselho Cultural da Liberdade, Rafael França, declarou que a reforma do Teatro Padre Haroldo é uma grande conquista para o bairro e para a cultura maranhense.

O PAC Rio Anil

É um projeto de transformação social que envolve os bairros Camboa, Liberdade, Fé em Deus, Monte Castelo, Alemanha, Caratatiua, Vila Palmeira e Barreto, localizados à margem esquerda do rio Anil com substituição de palafitas por apartamentos, urbanização, saneamento básico, regularização fundiária, melhorias habitacionais e sistema viário.

Nenhum comentário: