quarta-feira, 28 de julho de 2010

Estações de tratamento de esgotos do Jaracati e Bacanga, que estavam desativadas estão em pleno funcionamento.


Caema e Sema melhoram as condições de balneabilidade das praias de SL

Visando melhorar as condições de balneabilidade nas praias de São Luís, a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) desenvolve um conjunto de medidas que incluem a melhoria e manutenção do sistema de esgotamento sanitário e das estações de tratamento de esgotos e o processo de análise e divulgação periódica da qualidade das águas. O resultado é a melhoria nas condições de balneabilidade em praias como a de São Marcos apontada pela Sema como apropriada para o banho.

As estações de tratamento de esgotos do Jaracati e Bacanga, que estavam desativadas há pelo menos três anos estão em pleno funcionamento. Desde 2009, está colocando em pratica um sistema de manutenção e aprimoramento nos dois locais. O mesmo acontece com as 11 estações elevatórias de esgotos, sendo duas na Praia do Olho d’Água; quatro na Avenida Litorânea Calhau; uma na Praia Ponta d’Areia e quatro na Lagoa da Jansen.

Uma das medidas adotadas pela Caema foi a elaboração do Planejamento Estratégico 2009-2013, com vários eixos de atuação, sendo uma das suas prioridades, a coleta e o tratamento de esgotos.

A recuperação das estações do Jaracati e Bacanga incluiu toda a rede coletora; a substituição da bateria de reatores, por reatores anaeróbicos de Fluxo Ascendente (UASB), precedido de um tratamento preliminar para a remoção de areia e sólidos grosseiros; substituição das grades de decantação por outras mais finas e de tecnologia mais avançada; e substituição dos conjuntos de recalques por outros de maior capacidade.

Como os efluentes (dejetos) das duas Estações de Tratamento possuem como receptores finais os Rios Bacanga e Anil que deságuam nas praias, foi prevista na recuperação, uma unidade de desinfecção por meio da Ozonização, fase na qual os dejetos são tratados com o elemento químico Ozônio, para serem colocados em seu destino final. Como medida de segurança, foi feita a compactação do solo, para evitar o comprometimento da parte estrutural das Estações.

As 11 Estações Elevatórias de Esgotos receberam os seguintes benefícios: recuperação de bombas; substituição de cinco bombas com problemas por outras novas; desobstrução e limpeza da rede dentre outros. Todas as Elevatórias de Esgotos possuem atualmente bombas reservas em perfeitas condições de funcionamento para que o sistema não pare de funcionar.

Monitoramento

O diretor de Investigação de Análise laboratorial da Sema, Jaime Santos, informou que a Secretaria realiza periodicamente as análises bacteriológicas das águas das praias de São Luís.

O trabalho é feitas com base na Resolução 274, do Conselho Nacional de Meio Ambiente, aos domingos, quando o número de banhistas é maior , em maré vazante. Os resultados são apresentados ao final de, no mínimo cinco domingos. O público pode ter acesso por meio do site da Sema: www.sema.ma.gov.br

O serviço é feito com base em valores estabelecidos pela resolução, que define o parâmetro próprio ou impróprio para o banho. Em termo de número é necessário ter, no máximo, 800 NMP (número Máximo Provável) de bactérias (coliformes fecais) por cada 100 mililitros de água analisada.

Na última bateria de exames, realizada entre maio e junho, a praia de São Marcos, uma das mais procuradas de São Luís esta apropriada para o banho, segundo afirmou Jaime Santos, pois tinhas índices inferiores a 800 NMP.

As análises são realizadas por técnicos especializados, no laboratório da Sema, com as coletas feitas todos os domingos. São coletadas amostras em 21 pontos fixados ao longo de uma área entre a praia da Ponta d’Areia (na altura do prédio do forte que abriga o Corpo de bombeiros, perto do Iate Clube), até o final da Praia do Araçagi. Os dados sobre a balneabilidade das praias de São Luís estão disponíveis no site da Sema. O próximo resultado será divulgado no início de agosto.

Elevatórias de Água

Sacavém três elevatória

Paciência I, II e R6 - três elevatórias

Italuís - duas elevatórias, sendo uma de água bruta e uma de água tratada

R-14 - uma Elevatória

Sistemas de Poços

Sistema Sacavém - 15 poços tubulares profundos

Sistema Paciência I e II - 16 poços tubulares profundos

Sistema Cidade Operária/Jardim das Margaridas - 12 poços tubulares profundos

Sistema São José de Ribamar - 32 poços tubulares profundos

Sistema Maiobão - poços tubulares profundos

Sistema Itaqui/Bacanga - 20 poços tubulares profundos

Sistema Cohatrac - cinco poços tubulares profundos

Sistema São Raimundo - seis poços tubulares profundos
Sistemas Isolados (Vila Maranhão, Quebra Pote, Sol e Mar, Vila Kiola, Vila Flamengo, Vila Esperança, Jardim Tropical etc.) 234 poços tubulares profundos

http://www.oimparcialonline.com.br/noticias.php?id=54066

Nenhum comentário: