terça-feira, 27 de julho de 2010

São Luís será novamente sede da SBPC


Universidade Federal do Maranhão será sede da 64ª SBPC em 2012

Anúncio foi feito durante 62ª Reunião Anual da SBPC, que ocorre até sexta, em Natal (RN).

NATAL - Em 2012, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) será sede do maior evento científico brasileiro, a 64ª reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). A aprovação da UFMA foi unânime entre membros do Conselho da Sociedade, no último sábado, em Natal (RN), onde ocorre a 62ª Reunião Anual da SBPC. Participaram da reunião o reitor Natalino Salgado, o vice-reitor Antônio José Oliveira e o pró-reitor de Pós-Graduação, Fernando Carvalho.

O reitor Natalino Salgado apresentou o projeto de reestruturação da UFMA e os indicadores positivos da graduação, pós-graduação e extensão dos últimos três anos. “A universidade possui toda a estrutura para ser a anfitriã de um evento deste porte, destinado à exposição de atividades científicas produzida por estudantes e profissionais de todo o país”, ressaltou. O reitor lembrou que em 2012, São Luis irá comemorar os 400 anos de fundação, conhecida pelo mundo pelas belezas naturais e pela arquitetura colonial dos casarões.

Durante a reunião, também foi definido o local da 63ª reunião anual da (SBPC). O evento irá ocorrer na Universidade Federal de Goiás. O reitor Edward Madureira Brasil, novo presidente da Andifes, também esteve presente na reunião.

De acordo com presidente da SBPC, Marco Antônio Raupp, e o secretário-geral Aldo Malavasi, São Luis possui bons exemplos de desenvolvimento tecnológico graças ao investimento da ciência, a exemplo do Centro de Lançamento de Alcântara, local onde são lançados os veículos lançadores de satélites no âmbito da Missão espacial completa brasileira. Esse centro espacial é o único de toda a América Latina.

Organização

A UFMA já realizou uma edição da SBPC em 1995. A principal característica da reunião é promover a discussão de temas de interesse das regiões onde são realizadas, sempre com o viés da ciência e da tecnologia. Para 2012, são esperados pelo menos 10 mil participantes entre autoridades, pesquisadores, estudantes, representantes de sociedades científicas e gestores de órgãos públicos de ciência e tecnologia.

A programação científica da 62ª Reunião deste ano é composta por conferências, simpósios, mesas-redondas, encontros, sessões especiais, minicursos e sessões de pôsteres para apresentação de trabalhos científicos. Também são realizados diversos eventos paralelos, a exemplo da SBPC Jovem (programação voltada para estudantes da educação básica e população infanto-juvenil em geral), da ExpoT&C (mostra de ciência e tecnologia) e da SBPC Cultural (atividades artísticas regionais).

A cada ano, a Reunião Anual da SBPC é realizada em um Estado brasileiro diferente, sempre em uma universidade. O evento reúne milhares de pessoas, entre cientistas, professores e estudantes de todos os níveis, profissionais liberais e demais interessados. Em todas as edições, o público circulante tem sido superior a 10 mil pessoas.

Sobre a SBPC

A Reunião Anual da SBPC é o congresso anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizado desde 1948 com a participação de autoridades e gestores do sistema nacional de ciência e tecnologia e de sociedades científicas de várias áreas do conhecimento. O evento reúne milhares de pessoas, entre cientistas, professores e estudantes de todos os níveis, profissionais liberais e demais interessados. A programação é formada por assembleias, conferências, encontros, mesas-redondas, minicursos, sessões especiais e simpósios, sessões de pôsteres, exposições e atividades de ciência, tecnologia e inovação, arte e cultura.

A programação científica é organizada pela SBPC e Sociedades, Associações ou Entidades Científicas afiliadas à SBPC. Os autores que desejarem apresentar os resultados de suas pesquisas deverão fazer a inscrição para o envio do resumo à Sessão de Pôsteres.

Imirante, com informações da UFMA

Nenhum comentário: