quarta-feira, 30 de junho de 2010

São Pedro é reverenciado por grupos de bumba-meu-boi


Com muita devoção e vigor, milhares de pessoas foram ao Largo de São Pedro, na Madre de Deus, na noite de segunda-feira, prestigiar os principais bois da capital e do interior do estado. As reverências, que só terminaram na manhã de ontem, foram feitas por aproximadamente 100 grupos de bumba-meu-boi. Dezenas de turistas foram ao evento.
O ritual de dar graças a São Pedro, por tradição, marca o encerramento das apresentações oficiais dos grupos de bumba-meu-boi, à exceção dos de sotaque de matraca, que fecham oficialmente suas apresentações hoje, durante o dia de São Marçal. Uma tradição iniciada no dia de Santo Antônio (batismo) e que tem como ápice o dia de São João, santo motivador dos folguedos.

Subir os degraus da capela de São Pedro não foi problema para quem já havia se apresentado pelos arraiais da cidade. Até mesmo quem estava um pouco mais cansado não deixou de participar da tradicional apresentação das brincadeiras no alto do largo.

No local, o som predominante era das matracas. Integrantes e entusiastas do bumba-meu-boi faziam com que o eco do instrumento se tornasse único. Quem não as possuía fazia gestos com as mãos espalmadas, como se estas fossem os próprios instrumentos das toadas.

A universitária Selma Romana visita o largo há 8 anos. Ela reclamou do intervalo das apresentações das brincadeiras, afirmando que este ano foi maior do que nos anos anteriores. Selma também disse que percebeu a falta do sotaque de orquestra, o mais belo, em sua opinião. “No último dia, eu venho ao Ceprama e já fico no Largo de São Pedro. Mas neste ano os bois demoraram muito a subir. Sem contar que eu não lembro de ter visto tantos bois do sotaque de orquestra”, destacou.

A também universitária Samira Boaes esteve pela primeira vez na capela. Para ela, a festa começou a partir das 17h30 de segunda-feira, logo após a partida da Seleção Brasileira contra o Chile pela Copa do Mundo da África. “Eu assisti ao jogo com uns amigos e fui de arraial em arraial até aqui”, disse.

Já passava das 6h quando uma das últimas brincadeiras fez sua apresentação dentro da capela, antes do santo sair em direção à Rampa Campos Melo para a procissão marítima. O Boi Unidos Venceremos, do bairro São Cristóvão, foi de encontro à imagem do santo a fim de pedir mais bênçãos para o próximo ano e proteção aos brincantes.

Segurança - A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros garantiram a segurança dos fiéis durante as reverências à São Pedro. Cinco viaturas da PM e duas ambulâncias dos bombeiros permaneceram posicionadas nos locais por onde a imagem do santo passou em cortejo religioso.

Equipes da Secretaria de Trânsito e Transportes (SMTT) monitoraram as vias de acesso ao Largo de São Pedro, como as avenidas Senador Vitorino Freire e dos Avenida dos Africanos, onde o trânsito foi alterado para a realização do festejo.

Centenas de ambulantes aproveitaram o evento para lucrar. Churrasquinhos, água mineral, doces, mingau de milho, refrigerantes, pipoca e refeições estavam entre os produtos mais vendidos. Os ambulantes também aproveitaram para vender imagens do santo em gesso, plástico, terços e outros objetos que lembrassem a figura religiosa.

Nenhum comentário: