Aproximadamente 150 mil pessoas são esperadas para prestigiar o encontro de grupos de bumba-meu-boi em homenagem a São Marçal, no João Paulo. A expectativa é que até o fim do dia pelo menos 35 grupos, principalmente os de matraca, passarão pela avenida São Marçal. A festa este ano completa 83 anos de existência.
Assim como aconteceu em outros anos, vendedores ambulantes demarcaram seus locais antecipadamente para a venda de bebidas e alimentos aos brincantes. O exército também ajudará nessa festa disponibilizando aproximadamente 100 militares. Eles serão responsáveis pela segurança, assistência médica e distribuição de água e alimentos para os participantes.
O Exército deverá conceder cerca de 10 mil porções de caldo de feijão. Também serão distribuídos mais de 50 mil sacos plásticos com água para prevenir a desidratação. A distribuição de água e do alimento começará às 6h de amanhã e vai até as 17h. O Corpo de Bombeiros garantiu que vai disponibilizar uma ambulância para o festejo de São Marçal. Ela ficará de prontidão ao lado da distribuição dos alimentos. A distribuição de água e caldo de feijão ocorre há mais de 20 anos.
O trânsito na Avenida São Marçal também foi alterado desde a madrugada de hoje em função das festividades. A avenida ficará interditada durante todo o dia. Por isso, no sentido João Paulo - Centro, o trânsito será desviado na Jordoa pela Rua 5 de Janeiro, seguindo até o Elevado Alcione Nazaré. Já no sentido Centro - João Paulo, o trânsito será desviado na rotatória do 24º Batalhão de Caçadores pela Avenida Getúlio Vargas, seguindo pela Avenida dos Franceses.
A previsão eram de que as apresentações dos grupos de sotaque de matraca começassem às 6h da manhã e seguissem até o fim da tarde. Assim como acontece todos os anos, a montagem do palco onde os puxadores do boi ficarão, foi finalizada com 48 horas de antecedência ao evento.
Em 2006, a Prefeitura de São Luís, depois de ter sancionado a lei que alterou o nome da Avenida João Pessoa para São Marçal, atribuiu à festa de São Marçal título de bem cultural e imaterial, transformando a data no Dia Municipal do Brincante de Bumba-Boi, além de decretar a data como ponto facultativo municipal. A festa, tradicionalmente, encerra o período junino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário