Depois do Rio de Janeiro, o Porto do Itaqui possui a melhor base operacional da Hidroclean no país usada para prevenir, monitorar e combater vazamentos de derivados de petróleo e produtos químicos em terra ou no mar. Em conjunto com a Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), a Hidroclean está revisando o Plano de Emergência Individual do porto, que integrará o Plano de Contingenciamento da Baía de São Marcos. A iniciativa contará com o envolvimento e cooperação tanto da comunidade portuária quanto das colônias de pescadores.
“As nossas bases estão preparadas para atuar com produtos perigosos e entre as mais bem equipadas está a de São Luís, no Porto do Itaqui”, comparou Silvio Dantas, gerente de operações da Hidroclean. Ele acrescentou que hoje é possível colocar qualquer equipamento em qualquer uma das 22 bases espalhadas pelo país em até 12 horas. “Temos recursos humanos e tecnológicos. A regra nesse tipo de trabalho é ter o controle da situação”, afirmou Silvio durante o encerramento da 4ª Semana de Meio Ambiente do Porto do Itaqui.
Para aumentar ainda mais a capacidade de resposta a acidentes ambientais é que estão sendo mobilizados e treinados pescadores de Porto Grande, Raposa, Alcântara, Rio dos Cachorros e de Coqueiro. Estão sendo montados planos de acionamento nessas comunidades para que, em caso de vazamento de óleo, por exemplo, os pescadores possam colaborar com os profissionais especializados e, assim, minimizar os impactos negativos de um eventual acidente. As famílias dos pescadores também participam de atividades voltadas para a educação ambiental, como coleta seletiva e reciclagem.
O coordenador de Meio Ambiente da Emap, Daniel Aroucha, reafirmou que o Centro de Defesa Ambiental (CDA) do Porto do Itaqui está preparado para atender qualquer eventualidade que ocorra no Complexo Portuário. Durante a 4ª Semana de Meio Ambiente também estiveram em debate a sustentabilidade ambiental do Porto do Itaqui e a Agenda Ambiental Portuária.
No primeiro dia do evento foi assinada uma carta de intenção para um convênio entre a Emap e a Universidade Federal do Maranhão (Ufma) para realizar estudos na área ambiental, como a implantação do Monitoramento Ambiental Permanente no Porto do Itaqui, ferramenta muito importante para implantar no porto a Agenda Ambiental.
O evento contou com a presença dos secretários estadual e municipal de Meio Ambiente, que discursaram em favor das medidas de prevenção e monitoramento ambiental que estão sendo implantadas no Porto. De acordo com o secretário de Estado de Meio Ambiente, Washington Rio Branco, essas ações são muito importantes para o Porto do Itaqui, que atualmente está em fase de expansão. Medidas essas que fazem parte do modelo de gestão adotado pela Emap.
Nenhum comentário:
Postar um comentário