Bois de orquestra fazem cortejo e batismo coletivo no centro de SL
O sotaque de orquestra tomou conta da Praça de São João, em frente à igreja de São João, no centro de São Luís, no 3º Clarins da Ilha. O evento reuniu 12 brincadeiras de sotaque de orquestra e promoveu o batizado de todos os miolos-de-boi presentes. Logo após o batizado, todos saíram em cortejo pela Rua da Paz em direção à Praça Maria Aragão, onde se apresentaram no arraial.
O coordenador de eventos da Fundação Municipal de Cultura (Func), Fernando Oliveira, destacou a iniciativa do evento e a repercussão que ele ganhou nos últimos anos. “O importante foi criar um meio de reunir e congregar as forças das brincadeiras de orquestra. Agora é comemorar o sucesso com a participação do público”, destacou.
Participaram do encontro o Bumba-Boi Trono de Ouro, Boi da Ilha, Brilho da Juventude, Brilho da Noite, Boi do Ceic, Boi de Redenção, Boi da Lua, Boi de Upaon-Açu, Encanto do Olho d’Água, Mirantes da Ilha, Boi da Alemanha e Boi Magia e Encanto da Ilha. “É o auge da brincadeira. A oportunidade de reunir os melhores grupos e pedir as bênçãos do nosso padroeiro, São João”, celebrou o presidente do bumba-boi Encanto do Olho d’Água Felix Almeida.
Com o vermelho do Boi da Lua, São Jorge foi homenageado na véspera do dia dedicado a São João. “Não importa qual o santo. O que vale é a animação do público, que não pára de dançar”, disse o cantador Fabiano Carvalho.
O padre Fausto Bereta, em cerimônia simbólica, batizou os 12 miolos-de-boi presentes no evento, o que reaqueceu o início da festança para os grupos. “Já estamos dançando em arraiais há semanas, mas hoje é um renovar do fôlego”, destacou o miolo do Boi da Lua, Jeferson Júnior.
Também muito animado com o Clarins da Ilha, o miolo-de-boi Júlio César destacou a importância do evento. “Apesar de ser só o terceiro, já mostra a importância do estímulo à cultura e aos bois de orquestra”, assinalou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário