quarta-feira, 26 de maio de 2010

Portos de São Luís já mobilizaram 547 navios desde o início do ano


O Complexo Portuário de São Luís (CPSL) recebeu 547 navios mercantes de 1º de janeiro deste ano até ontem. O primeiro quadrimestre fechou com 457 embarcações, entre cargueiros/graneleiros, petroleiros e barcos de apoio portuário. Neste mês, já passaram pelos atracadouros da Ilha 90 navios e, até ontem, na Baía de São Marcos, havia 37 barcos na fila de espera por vagas nos portos. Compõem o sistema portuário da Ilha o Porto da Alumar, o Terminal Portuário Ponta da Madeira (TPPM/Vale) e o Porto do Itaqui.

Os números do desempenho operacional do CPSL são do sítio eletrônico da empresa de praticagem Pratimar e da Marine Traffic, além da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) e da mineradora Vale.

Segundo as estatísticas, o CPSL movimentou em janeiro 120 navios, 117 em fevereiro, 115 em março, 105 em abril e 90 em maio (considerando os últimos 25 dias). No comparativo com o mesmo período do ano passado, isto é, os primeiros 145 dias, em que foram mobilizados 574 navios, chega-se a uma diferença de 4, 93% em relação ao exercício atual.

Cabe ressaltar que os números absolutos dos primeiros cinco meses de 2009, equivalente a 151 dias, resultaram num somatório de 595 navios no CPSL. Já em relação a este ano, a projeção estatística aponta para um total de 111 navios em maio, o que representa uma estimativa de 568 embarcações em 151 dias, ou seja, perspectiva de baixa de 4,75% no comparativo com o ano passado.

Atracados – A movimentação de navios no sistema portuário de São Luís é constante. Ontem, no Porto do Itaqui, praticamente todos os atracadouros estavam em operação, exceto o berço 101, ocupado com um navio de apoio marítimo, o rebocador American Challenger. No berço 102 estava o navio Artemis, em operação de descarga de 17 mil toneladas de trilhos ferroviários. No berço 103 estava o Santa Phoenix, descarregando 13,5 mil toneladas de fertilizantes.

Nos berços petroleiros do Itaqui estavam em operação os navios Torm Mary e Elka Sírius, respectivamente nos berços 104 e 106. O primeiro descarregava 40 mil toneladas e o segundo 27 mil toneladas de produtos. No Porto da Alumar, ontem, estava o navio Maha Padmaja, em operação não especificada pelas fontes de referência, bem como a própria empresa.

No TPPM/Vale, o navio Yutai Ambitions, atracado no Píer II, carregava os seus porões com 66 mil toneladas de soja, com previsão para concluir a carga até amanhã. No Píer III/Sul, segundo as informações portuárias de ontem, estava em operação o navio Mona Pegasus, em carregamento de 148,5 mil toneladas de produtos (não informado); o Michele Iuliano, no Píer III/Norte, em carregamento de 77 mil toneladas; e o Navix Astral, no Pier I, em carga de 220 mil toneladas de minério.

Fundeados – Um total de 37 navios mercantes esteve ontem na Baía de São Marcos, à espera de vagas no sistema portuário de São Luís, segundo informações do sítio eletrônico Marine Traffic e da Pratimar. A maioria das embarcações está programada para operar no TPPM/Vale, que possui quatro atracadouros de navios, sendo três no terminal próprio e um no Porto do Itaqui.

Oita Maru: De São Luís para o Japão carregado de minério de ferro

Com destino ao Porto do Itaqui encontram-se os navios: Possilipo, Freja Ocean, Clipper Triumph, Scan Hansa e Nord Butterfly. Dos navios na fila para atracar no TPPM, destaque para os gigantes: Yu Hua Hai (298 mil toneladas de peso bruto - tpb), Berge Denali (286 mil tpb), New Anstell (297,4 mil tpb), Oita Maru (297,7 mil tpb) e Wugang Orient (267,7 mil tpb). A programação de navios do Porto da Alumar não foi divulgada.

Lista de navios
Alpha Harmony
Amy N
Berge Denali
Bumbi
Cape Spencer
Clipper Triumph
China Peace
Daphne
Feg Success
Freja Ocean
Gaia Pegasus
Genco Claudius
Harriett
Ji May
K. Daphne
Kenryu Maru
KWK Genesis
Medi Taipei
Mona Pegasus
New Ansteel
New Forest
Nord Butterfly
Norsul Camosim
Norsul Crateus
Ocean Lion
Oita Maru
Okialos
Pierre LD
Possilipo
S. Nicole
Scan Hansa
Sea Pull
Stellar Daisy
Tarang
Warrior
Wugang Orient
Yu Hua Hai

Nenhum comentário: