Rede de energia elétrica será reforçada por meio de licitação da Aneel no MA
O Maranhão receberá mais investimentos no reforço da rede básica de energia elétrica, com a instalação de mais 240 km de linha de transmissão Miranda/Encruzo Novo e da construção de uma subestação em Encruzo Novo com carga de 100 MVA (capacidade instalada da subestação) e tensão de 230/69 KV. O estado integra um dos nove lotes que serão licitados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) dia 11 de junho, como parte do Programa de Expansão da Transmissão, elaborado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE).
As duas obras que integram o lote E do Edital do Leilão de Transmissão nº 001/2010 correspondem a investimentos em torno de R$ 150 milhões e deverão ser concluídas num prazo de 24 meses, período em que serão criados 500 empregos diretos.
A subestação de 230/69KV, que será localizada em Governador Nunes Freire, atenderá o noroeste do estado, mais conhecido como Baixada Maranhense, obras que garantirão a melhoria da qualidade da energia fornecida e aumentarão a confiabilidade do sistema elétrico na região.
Além do Maranhão, as obras serão realizadas nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Pará, Mato Grosso, Alagoas e Bahia, e vão demandar investimentos da ordem de R$ 700 milhões, com geração de 3.450 empregos diretos. No total, serão licitados mais de 700 km de linhas de transmissão e 11 subestações.
Conforme previsto no edital, o prazo final para esclarecimentos é até a próxima sexta-feira, 28. Interessados poderão visitar instalações existentes relacionadas aos empreendimentos, conforme regras do edital. O prazo para solicitação das visitas termina em 4 de junho.
Poderão participar do leilão pessoas jurídicas de direito privado nacionais ou estrangeiras, isoladamente ou reunidas em consórcio, e Fundos de Investimento em Participações (FIP), também de forma isolada ou consorciada com outros fundos ou pessoas jurídicas de direito privado. As inscrições para o leilão pelo sistema on-line, de 8h do dia 8 de junho às 14h do dia 9 de junho.
O gerente-geral de Obras da Eletronorte para os estados do Maranhão e Tocantins, Omar Barroso, informou que o leilão é aberto a qualquer empresa e que companhia irá participar da licitação. “Vamos entrar para concorrer”, garantiu.
O aporte das Garantias de Proposta, no valor de 1% do valor do investimento estimado pela Aneel, pode ser feito a partir de 9h do dia 8 de junho às 17h do dia 9 de junho. Os dois procedimentos podem ser feitos pela internet, de acordo com regras do Edital. Dia 10 de junho, a Comissão Especial de Licitação (CEL) divulgará na internet (no mesmo endereço do Edital) a lista dos proponentes aptos a participar do leilão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário