domingo, 18 de abril de 2010

Uema e UFRJ iniciam doutorado em Letras


A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), representada pelas professoras Vera Lins, coordenadora de Pós-Graduação em Ciência da Literatura e Marta Alkimin, chefe do Departamento de Ciência da Literatura, divulgou o resultado da seleção dos alunos do Doutorado Interinstitucional (Dinter) em Letras, que acontecerá em parceria com a Universidade Estadual do Maranhão (Uema), a partir do dia 3 de maio.

Os trabalhos tiveram início, em 13 de abril, com as provas de Conhecimento Específico, de Língua Espanhola, de Língua Francesa e Entrevista.

Inicialmente, as aulas serão ministradas por professores da UFRJ durante um ano, no prédio de Letras, localizado no Campus PauloVI- São Luís, para os 11 alunos aprovados no curso. Em seguida, esses estudantes irão para a UFRJ, onde ficarão por no minímo quatro meses.

A professora Vera Lins acredita que pelo nível dos candidatos, as universidades só têm a ganhar. “Isso que está acontecendo é uma troca de conhecimento entre as duas instituições, com a atualização e intercâmbio cultural”, ressaltou Vera.

Já, a professora Fabíola de Jesus Santana, entende que o convênio vai possibilitar, certamente, que se crie um Programa de Pós-Graduação em Letras para o Estado do Maranhão, além de possibilitar a consolidação de pesquisas importantes nas áreas de Teoria da Literatura e Linguística. “Não tenho dúvidas, que o Departamento de Letras, com o doutorado de 11 docentes, expandirá suas ações com relação ao ensino, a pesquisa e a extensão”, afirmou.

Fabíola explicou que o projeto teve início na sua gestão, como chefe do Departamento de Letras, em 2007, sequenciado pela professora Camila Nascimento, que lhe sucedeu, e hoje é um sonho concretizado na administração da professora Vanda Rocha.

Nenhum comentário: