quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Parte ampliada do aeroporto de São Luís começa a operar

Aeroporto de São Luís opera com nova área de desembarque

  •  
As obras de ampliação do terminal aeroportuário da capital ocorrem cinco meses após um curto-circuito e um princípio de incêndio que prejudicaram pousos e decolagens durante três dias


A nova área de desembarque do Aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado, na cidade de São Luís
A nova área de desembarque do Aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado, na cidade de São Luís (Foto: Flora Dolores / O ESTADO)
Após ampliação, Aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado, em São Luís, opera com nova área de desembarque. E já em dezembro, a nova área de embarque também começa a operar. As obras de ampliação do terminal aeroportuário da capital ocorrem cinco meses após um curto-circuito e um princípio de incêndio que prejudicaram pousos e decolagens durante três dias no Aeroporto de São Luís.
A reforma do Aeroporto de São Luís foi iniciada ainda em agosto de 2015. Em junho de 2016, um princípio de incêndio e um curto-circuito interromperam as operações por três dias. Investigações comprovaram que o aeroporto vinha operando com as certificações de segurança emitidas pelo Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) vencidas desde 2011 e que a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) não havia enviado ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea/MA) documentos que comprovassem a regularidade da infraestrutura do aeroporto.
Por causa disto, a Infraero foi notificada três vezes e a Justiça Federal determinou que as obras fossem entregues em até 120 dias. À época, representantes da direção nacional da Infraero visitaram o Aeroporto de São Luís e informaram que o novo terminal estaria disponível até setembro deste ano, fato este que não ocorreu.
Embarque
O novo terminal de desembarque foi entregue em novembro deste ano, estando em operação desde o dia 8 deste mês. Agora, o Aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado se prepara para colocar em operação o novo setor de embarquem, o que deve ocorrer ainda em dezembro. Além destes dois setores, estão em fase de finalização das obras os módulos de check in e check out, que devem começar a operar no início de 2017, dependendo apenas dos ajustes que precisam ser feitos junto às empresas aéreas que operam na capital.
Entre as melhorias das novas estruturas, estão novos sanitários e duas novas esteiras de restituição de bagagem. Com os módulos, a área do terminal passará dos atuais 6,2 mil metros quadrados para 11,1 mil metros quadrados, ampliando a capacidade de passageiros de 4,4 milhões de embarques e desembarques/ano para 5,9 milhões/ano.
Atualmente, o Aeroporto de São Luís opera cerca de 20 pousos e decolagens, mas esse número deve aumentar até o ano que vem, pois além da ampliação do terminal de passageiros duas companhias aéreas já confirmaram à Infraero que irão operar novos voos na capital.
Números
- R$ 16,2 milhões foi o valor investido na ampliação do terminal de passageiros da capital
- 15.548 pousos e decolagens foram registrados em 2016 no Aeroporto de São Luís
Mais
O movimento de voos no Aeroporto Hugo da Cunha Machado, em São Luís, caiu 19,2%. O levantamento feito por O Estado e com base em dados da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) utilizou como referência os pousos e as decolagens nacionais e internacionais até outubro deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado.

Nenhum comentário: