A Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), a Secretaria da Indústria e Comércio (Sinc) e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), ligada ao Ministério da Indústria e Comércio Exterior (MDIC), assinaram convênio de instalação de um núcleo da Rede Nacional de Política Industrial (Renapi). A instância beneficiará o empresariado local com programas de tecnologia e inovação, inserção no mercado internacional e o aumento da competitividade setorial.
O Maranhão é o 15º estado a instalar um núcleo Renapi. Para o presidente da Fiema, Edilson Baldez, o momento não poderia ser mais propício.“Estamos na iminência de instalação, bem como na fase de construção de novos projetos industriais, precisamos aumentar nosso diferencial competitivo, a fim de ganhar mercado, seja com a introdução de novas tecnologias, processos inovadores e com a busca pela entrada de nossos produtos no cenário internacional e o núcleo será fundamental para isso”, afirmou Baldez.
O secretário de Indústria e Comércio (Sinc), Maurício Macedo, destacou a importância de ações conjuntas entre Governo Estadual, Federal e a iniciativa privada. “Apesar de o Estado ter o poder de fazer muito, não pode fazer tudo, por isso é fundamental estarmos de mãos dadas, a fim de caminharmos na mesma direção, a direção do fortalecimento industrial e do desenvolvimento”, declarou Macedo.
Segundo o diretor da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, Clayton Campanhola, a agenda de trabalho dos núcleos inclui ações de fortalecimento da competitividade, apoio a iniciativas e eventos voltados a empresários e, principalmente, visita às empresas para identificação dos principais gargalos e dificuldades. “Os parceiros locais devem utilizar efetivamente o potencial de articulação do núcleo para encaminhar demandas e buscar soluções conjuntas que resultem no aumento de sua competitividade”, explicou Campanhola.
O núcleo visa incentivar no estado a execução da Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP), lançada em maio de 2008 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Com foco no estímulo à inovação, a política estabeleceu metas de ampliação da taxa de investimento, do gasto privado em pesquisa e desenvolvimento, da participação do Brasil no comércio internacional e da quantidade de micro e pequenas empresas exportadoras.
Mais
A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) é supervisionada pelo Ministério do Desenvolvimento da Indústria e Comércio (MDIC). Os Núcleos Renapi já foram implementados nos estados do Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima e Sergipe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário