Teve início esta semana a operação da usina termelétrica Geramar Geradora de Energia do Maranhão S/A. Com capacidade de 331,74 MW, a usina está localizada no município de Mirando do Norte, a 120 Km de São Luís. A instalação tem potencial de geração de energia de 245.400 MWh/mês, o que corresponde a capacidade para atender 1,6 milhões de residências.
Com investimento de R$ 580 milhões, o empreendimento é um projeto desenvolvido e implantado pela Servtec Energia, tendo na composição acionária a Servtec e os fundos de investimentos em participação FIP Progresso (Família Seibel); FIP Brasil Energia (composta por nove grandes fundos de pensão e administrado pela Pactual Gestora de Investimentos Alternativos) e Equatorial Energia (controladora da Companhia Energética do Maranhão – Cemar). A assessoria financeira é do Banco Itaú BBA S/A.
A Geramar ocupa uma área de 80 hectares (sendo 8 hectares para as instalações industriais), nos quais estão instalados 38 motores da Wärtsilä Finlandia, líder mundial na fabricação de motores geradores de energia e que já entregou mais de 4 mil usinas térmeletricas no mundo. Esta é a maior usina construída pela Wärtsilä atualmente em operação. As obras foram realizadas em 14 meses, chegando a ter em seu momento mais intenso 1.300 trabalhadores. A manutenção e a operação serão feitas por 75 pessoas.
Mais
Comprarão energia da Geranorte: Aessul, Ampla, Ceal, Ceb, Ceee, Celesc, Celg, Celpa, Celpe, Cemig, Cepisa, Coelce, Elektro, Eletropaulo, Enersul, Escelsa, Light, Piratininga, RGE, entre outras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário