quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Contrariando tendência nacional, Maranhão acelera

Enquanto em nível nacional vendas de veículos recuam, no Maranhão vendas estão aquecidas.


Aquiles Emir

Alta de venda de veículos registra alta.

Em janeiro, mês em que foi registrada nacionalmente uma queda de 27,54% nas vendas de automóveis e comerciais leves, na comparação com dezembro do ano passado, o Maranhão registrou, ainda que pequena, uma evolução nos emplacamentos, segundo estatística divulgada ontem pelo Departamento de Trânsito – Detran-MA. Enquanto em dezembro de 2009 foram emplacados 3.286, no mês passado o registro foi de 3.385, ou seja, 99 unidades a mais. Porém, no registro geral, o volume é mais expressivo, já que a soma de automóveis, comerciais leves, motocicletas, caminhões e ônibus, foi de 10.171, em janeiro, contra 10.074 do último mês do ano passado.

De acordo com os números divulgados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores – Fenabrave, a venda de automóveis e veículos comerciais leves, em nível nacional, foi de 201.381, em janeiro, enquanto em dezembro de 2009 foram registrados mais de 277 mil unidades comercializadas, o que representa uma diferença de 27,54%.
A retração nas vendas já era esperada, pois janeiro ser um mês tipicamente fraco em vendas, diferente de dezembro, quando o comércio é mais aquecido. Além disto, as vendas foram muito estimuladas no último mês do ano passado, com o fim da isenção do IPI.

Nenhum comentário: